quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

PROJETO DE LEI, OFERECE VANTAGEM EM COMPRAS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE


Agentes comunitários de saúde poderão comprar bicicleta ou motocicleta com mais de 25% de desconto caso projeto de lei do senador João Vicente Claudino (PTB-PI) seja transformado em lei. A proposta terá por objetivo isentar esses bens do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), bem como da contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre a receita bruta decorrente da venda, no mercado interno.

A proposta (PLS 412/09) está em exame na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e será relatada pelo senador Sérgio Guerra (PSDB-PE). Posteriormente a matéria será encaminhada à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na qual receberá decisão terminativa.

De acordo com o projeto de Claudino, a isenção de IPI será aplicada a bicicletas classificadas nas posições 8712.00.10, bem como a motocicletas de cilindrada inferior ou igual a 125cm³, classificadas no código 8.711.20.10 da Tabela de Incidência do IPI, aprovada pelo Decreto nº 6.006/06, desde que adquiridas por agentes comunitários de saúde. Tais bens também terão reduzidas a zero as alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins.

A intenção, ressaltou o senador na justificação da proposta, é beneficiar os agentes comunitários de saúde com o barateamento desses meios de transporte, que precisam se deslocar constantemente a áreas rurais ou periferia das cidades. João Vicente Claudino informou que a isenção desses tributos poderá reduzir mais de 25% o preço final dos bens.

Fonte: Portalcostanorte.com

Marivaldo Lima.

Amamentação é essencial para saúde da mãe e do bebê

Há muitos benefícios à saúde da criança assegurados pelo aleitamento materno. Quanto mais tempo o bebê se alimenta de leite materno, menor será o risco de desenvolver alergias alimentares, asma, rinite ou eczema de pele. A amamentação também favorece a boa formação do sistema nervoso e estimula a inteligência da criança, já que o leite materno é o alimento mais completo e equilibrado que existe para o bebê, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os seis meses de idade. Além disso, o leite materno é rico em substâncias que tornam o bebê mais resistente a infecções por vírus e bactérias e a amamentação provoca menos cólicas nos bebês, pois o leite é mais bem absorvido e tolerado pelo organismo da criança. O leite materno é rico em ferro, evitando que o bebê desenvolva anemia.

A mãe também é beneficiada com o aleitamento. O ato de amamentar cria vínculo com o filho, que favorece o desenvolvimento de crianças mais tranquilas, com maior autoestima e mais ajustadas socialmente. Amamentar ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. Com isso, também evita o sangramento excessivo e, consequentemente, evita que a mãe sofra de anemia. Amamentar protege contra o câncer de mama e de ovário, além de proporcionar sensações de bem-estar, de realização, e também ajuda a emagrecer, pois consome de 500 a 700 calorias por dia.

Na realidade o incentivo do Agente Comunitário de Saúde as mães amamentarem nada mais é, do que a lida do nosso dia à dia, pois nada melhor como já foi citado acima, faz com que o amor entre duas pessoas (mãe e filho), se eternize para sempre com esse simples ato de amor, por isso alertamos a todos os nossos companheiros, vamos sempre orientar essas mães, principalmente as de primeira viagem, qual a importância do letie maternos para seus filhos.

Marivaldo Lima

MEDIDAS DE COMBATE CONTRA A DENGUE


O dengue é uma doença transmitida pelo mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. A doença é acometida de febre aguda que se caracteriza por um início repentino, permanecendo por 5 a 7 dias. O doente apresenta dor de cabeça intensa, dores nas articulações e musculares, seguidas de erupções cutâneas 3 a 4 dias depois. Surge sob a forma de grandes epidemias, com grande número de casos.

Existem quatro tipos diferentes de sorotipos do vírus do dengue, denominados dengue 1, 2, 3 e 4. Algumas manifestações do dengue são hemorrágicas, isto é, o paciente apresenta hemorragia severa e choque. Nestes casos, após um período de febre, o estado do paciente piora repentinamente, com sinais de insuficiência circulatória, apresentando pele manchada e fria, lábios azulados e, em casos graves, diminuição da pressão do pulso. Instala-se então uma síndrome de choque do dengue podendo levar o paciente ao óbito. Os casos de dengue hemorrágico ocorrem mais freqüentemente quando o paciente é acometido pela segunda vez da doença, mas com exposição a diferentes sorotipos da doença.

Veja abaixo as principais medidas preventivas para o controle do mosquito Aedes aegypti bem como para outros mosquitos, que o Pragas On-line preparou para você.

MEDIDAS PREVENTIVAS PARA O CONTROLE DE MOSQUITOS

  1. Evitar água parada.

  2. Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.

  3. Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris.

  4. Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas.

  5. Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água.

  6. Limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.

  7. Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.

  8. Drenar terrenos onde ocorra formação de poças.

  9. Não acumular latas, pneus e garrafas.

  10. Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno.

  11. Manter fossas sépticas em perfeito estado de conservação e funcionamento.

  12. Colocar peixes barrigudinhos em charcos, lagoa ou água que não possa ser drenada.

  13. Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos.

  14. Manter permanentemente secos, subsolos e garagens.

  15. Não cultivar plantas aquáticas.

Marivaldo Lima.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

MÓDULO 029 EM AÇÃO NOVAMENTE, DESTA VEZ NA COMUNIDADE DE SÃO BENEDITO

Enfermeira Drª Vanessa Aragão, fazendo seu atendimento de enfermagem na comunidade

Alguns relatos dos moradores da comunidade São Benedito, antes do atendimento

Exame da glicemia feito em um paciênte pela Técnica do PACS, dona Nazaré

Como de costume, aconteceu na Igreja São Benedito nessa terça-feira (19/01), o atendimento de enfermagem do HIPERDIA, ou seja o acopanhamento dos hipertensos e diabéticos da área 13, a mesma supervisionada pela enfermeira Drª Vanessa Aragão, que acompanha todo o processo desse procedimento.

A equipe é formada pelos seguintes integrantes: Drª Vanessa Aragão, (enfermeira), Dona Nazaré (téc de enfermagem), Marivaldo Lima, Herique Júnior, Sônia Maria, Hercilia e Ana Cristina (agentes de Saúde), além do motorista da vez que na ocasião foi o senhor Maromba. Na medida do possivel esse atendimento tem como finalidade, quebrar essa distância entre Secretaria de Saúde e a comunidade, tal procedimento consta em verificação de Glicemia, Pressão Arterial e o peso dos pacientes com hipertensão e diabéteses.

Na ocasião a comunidade conheceu a nutricionista como já foi citada (postagem anterior), que já ficou firmado um compromisso com a mesma para o dia 04/03, onde acontecerá uma reunião com esses mesmo pacientes em como lidar com sua alimentação.

Marivaldo Lima

REUNIÃO DA COMUNIDADE SÃO BENEDITO COM A NUTRICIONISTA

Palestra da nutricionista com os moradores do Bairro São Benedito

Primeiro contato com a comunidade, coleta de bons frutos

A nutricionista Drª Ivelda Sampaio, esteve na manhã desta terça-feira na comunidade São Benedito, onde ministrou uma palestra a um grupo de pessoas que são acompanhandas pela Secretaria de Saúde de nossa cidade. Ela elaborou um acompanhamento que contará com reuniões mensais, a princípio na Igreja São Benedito que fica na Rua Madeira Brandão, pois é a referência mais próxima dos pacientes, mas que poderá mudar com o passar do tempo e dependendo das atividades desenvolvidas.

O primeiro contato foi agradável para ambas as partes pois, houve várias perguntas e esclarecimentos em como lidar com uma alimentação mais nutritiva e menos agressiva ao oraganismo dessas pessoas, pois existem algumas já de uma certa idade e que precisa de um acompanhamento mais adequando.

Marivaldo Lima

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

AGENTES EM AÇÃO NO BAIRRO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Pacientes hipertensos e diabéticos


Aguardando atendimento

Senhor Romão sendo assistido pela Enfermeira Drª Vanessa Aragão.

Orientação ao uso dos medicamentos

Verificação da PA, pela Téc de Enfermagem Dona Nazaré

Como de costume, os Agentes de Saúde do Bairro de Nossa Senhora Fátima, fizeram um trabalho de mobilização nessa terça-feira (12/01), em uma reunião na churrascaria O Lourival, situada na Rua James Clark, essas reuniões acontecem a cada dois meses, os pacientes hipertensos e diabéticos, são encaminhados para serem acompanhados pela equipe da secretaria de saúde, que é formada pela enfermeira supervisora da área, Drª Vanessa Aragão e a técnica de enfermagem Dona Nazaré, além dos Agentes de Saúde do bairro, onde é feita a verificação da PA (pressão arterial) e o teste glicemico.

Logo após o paciente passar por uma avaliação da enfermeira que faz as orientações necessárias no que diz respeito a alimentação, dietas e ao uso dos medicamentos, bem como fazer da melhor forma uma atividade fisíca.

Teve também a participação da nova nutricionista, Drª Ivelda Sampaio, não foi possivel obter fotos pois ela já tinha realizado sua palestra com o pessoal presente, mas que já iniciou seus trabalhos junto da comunidade.

As atividades executas são dirigidas aos moradores pertencentes a área 13 do módulo 029, que ainda não tem um posto de saúde, por enquanto as outras atividades são realizadas no prédio do PAM, localizado na Praça da Graça.

Marivaldo Lima

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

NOVA COORDENADORA DOS ACS APRESENTA NUTRICIONISTA AOS AGENTES DE SAÚDE DOS MÓDULOS 28 E 29

Drª Civane nova coordenadora dos ACS's

Agentes dos Módulos 028/029

Drª Ivelda Sampaio nutricionista e Drª Francisca Civane

Como havia dito anteriormente, a nova coordenadora dos ACS's, Drª Francisca Civane apresentou nessa tarde a mais nova integrante dos módulos 028/029, a nutricionista Drª Ivelda Sampaio que chegou em uma boa hora para somar e sanar uma difuculdade grande que os agentes desses módulos tinham nesse atendimento por parte da Secretária de Municipal de Saúde.

A necessidade de um atendimento mais dirigido no que diz respeito a nutricionista e a um psicológo, onde existe uma carência grande desses profissionais chegando a ter um apenas para fazer o atendimento dos 37 PSF's de nossa cidade. A princípio Drª Ivelda mostrou-se muito empolgada com a nova tarefa e explicou a sua forma de trabalho, agendando de imediato alguns atendimentos para os próximos dias, onde irá ter um contato mais dirigido aos hipertensos e diabéticos não deixando de lados outras patologias, mas que o foco principal nesse ínico de trabalhos sejam os idosos que sejam acompanhados e façam parte dos hiperdias das áreas.

A nova coordenadora atentou muito para os casos de ausência de agentes nas suas áreas de atividades, onde alguns estão desenvolvendo atividades distintas, ou mesmo, não estão trabalhando, casos de pessoas que só atuam na semana de produção que é uma coisa inadimissivel, até mesmo pelo bom salários que eles ganham e nesse ponto ela tem toda razão de cobrar. Hoje ela está descendo as microáreas para fazer essa comprovação e algumas irregularidades já foram detectadas segundo a coordenadora. Buscou uma maior integração dos mesmo em campanhas de vacinas que hoje em dia para fazer uma campanna de vacinação é preciso a SESA procurar as escolas técnicas para a realização dessas atividade que é basica dos Agentes de Saúde.

A população está sendo consultada para saber como anda o atendimento em relação aos Agentes de Saúde, pois a cidade precisa muito desse atendimento pois é o primeiro contato que a comunidade tem em termos de saúde, ou seja, é esse profissional que inicia qualquer tipo de prevênçaõ contra qual quer tipo de patologias, vacinas atrasadas enfim em si tratando de saúde é seria um bom anjo da guarda dos moradores de cada comunidade.

Traçou um calendário de atividades a serem desenvolvidas em todos os sentidos e com a participação de colégios, tacs, parceiros que entendam como é bom trabalhar em prol da saúde dessas comunidades.

Marivaldo Lima

REUNIÃO COM OS AGENTES DE SAÚDE DO MÓDULO 29

Agentes do Módulo 29

Agentes do Módulo 29

Aconteceu nessa quarta-feira 06/01, uma reuniçaõ no Edificio do PAM, situado na Praça Nossa Senhora das Graças. a mesma contou com vários assuntos de interesse dos ACS do Módulo 29. A enfermeira supervisora Drª Vanessa Aragão iniciou os trabalhos tecendo um bom ínico de ano e felicitando a todos pelo ano que está começando.

Na realidade a reunião contou com algumas pautas dentre elas:
  • Elaboração de projetos a serem executados pelos acs do módulo no que diz respeito a todas as patologias possiveis, trabalhos com gestantes, jovens, idosos, crianças .
  • verificar com os gestores de algumas entidades para que haja uma parceria na realização dessas atividades.
  • Colocou a disposição alunos da Escola Êxito para colaborar em palestras e demonstrações de algumas atividades de importância para a comunidade.
  • alertou também para o cuidado com a Poliomielite que está se alastrando em alguns lugares e a preocupação em manter a área vacinada contra tal doença.
  • listagem dos idosos que irão tomar a dose da Influênza no mês de abril.
Houve também prestações de algumas dúvidas a serem tratadas com os ACS do Módulo 29, dentre as quais os encaminhamentos para o NASF, CEO, NUTRICIONISTA E PSICOLOGO

Uma boa noticia é que a secretaria está disponibilizando uma nutricionista exclusiva para os Módulos 28/29, pois a dificuldade é muito grande para esse tipo de atendimento, hoje mesmo na parte da tarde no CEEP será apresentação dessa profissional aos ACS desses Módulos.

Marivaldo Lima