quinta-feira, 18 de março de 2010

NUTRICIONISTA VISITA O ABRIGO SÃO JOSÉ

Drª Iveuda Sampaio e Priscila Silva, técnica de enfermagem do Abrigo São José

O abrigo São José recebeu nessa quinta-feira, a visita dos Agentes do Bairro juntamente com a nutricionista, a Drª Iveuda Sampaio que fez algumas consultas com os moradores da área e logo após, verificou como é feita a comida dos moradores daquela instituição.

O propósito das consultas nutricionais é estabelecer um melhor acompanhamento no que diz respeito a alimentação dos clientes da comunidade. Temos alguns grupos que requer um cuidado mais específico e dirigido, pois temos algumas pessoas hipertensas e diabéticas, essas pessoas precisam de um acompanhamento direto e fiscalizado.

Com uma nutricionista exclusiva para o Módulo 029, ficou um pouco mais fácil para realizar esse procedimento, onde os Agentes marcam as consultas em locais de referências no bairro. Juntamente com nossa nutricionista Drª Iveuda Sampaio que vem nas datas marcadas e realiza todas as atividades propostas pela equipe.

A preocupação da profissional nessas primeiras consultas foi em manter os pacientes em dia com uma boa aliamentação e uma atividade física adequada. Pois muitos deles pensam que em está doente é ficar preso em casa e sem comer nada, geralmente fazendo uma dieta sem orientação médica, onde na maioria das vezes acaba prejudicanto o tratamento.

Marivaldo Lima

quarta-feira, 17 de março de 2010

VACINAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A equipe que realizou o processo de vacinação: Gardênia (técnica) Ana Alice e Mª Aparecida (acs's)

As Acs's Ana Cristina e Fabíola, felizes e mostrando a prova da vacinação: o cartão de Vacina

Satisfação dos profissionais ao serem vacinados
A técnica Gardênia Oliveira, fazendo a vacina no Acs Emannuel Leal

Todos os Agentes do Módulo 029, preparados para tomar a vacina contra a gripe suína

Aconteceu nessa manhã de quarta-feira (17/03), a vacinação dos profissionais de saúde do Módulo 029, onde a procura foi geral por conta dos profissionais daquele Módulo : (Agentes de Saúde, Técnico e enfermeira) foram imunizados contra a H1N1 (vacina contra a gripe suína).

A técnica responsável pelo setor de Imunização da SESA, a senhora Gardênia de Oliveria, foi quem fez todos os procedimentos necessarios para a realização deste processo, com a ajuda de alguns voluntários do próprio módulo. Que ficaram responsáveis pela anotação das vacinas aplicadas.

Essa etapa foi iniciada no último dia 08/03 e se estenderá até o dia 19 de março, sendo que na próxima semana será a vez das gestantes e das crianças de 06 meses até 02 anos de idade.

A proposta do Ministério da Saúde é vacinar todos os profissionais, pois eles são os que primeiro entram em contato com a comunidade, ou seja, são os que estão diariamente em contato com as áreas de risco.

E ainda uma forma para mostrar a comunidade que todos devem ser imunizados contra essa doença que vem causando pânico em todo o mundo, pois ela está sendo tratada como uma pândemia, e como tudo precisa de exemplo, nada melhor do que mostrar a comunidade em geral que a preocupação é de todos inclusive dos próprios profissionais da saúde.

Marivaldo Lima

terça-feira, 16 de março de 2010

AÇÕES DO MÓDULO 029

Teste da glicemia

Equipe da SESA, uma luta diária em prol da comunidade

Como sempre acontece, a cada mês tem a sensibilização dos hipertensos e diabeticos do Bairro São Benedito e que por coincidência todas as ações acontecem na Igreja de São Benedito, que fica situada na Rua Madeira Brandão, próximo a UESPi, nessa terça-feira, a equipe do Módulo 029, dirigida pela enfermeira Drª Vanessa Aragão fez mais uma vez essa atividade.

Onde a população dos portadores dessas patologias são orientados em como tomar seus medicamentos, como a terem o acesso a eles. Todos passam por um processo de verificação de PA, pesagem e alguns fazem o teste da glicemia , onde após esses testes, eles falam com a enfermeira que lhes passa todas as orientações possiveis em como lidar com mais facilidades com essas patologias.

A equipe de agentes do bairro é formada pelos agentes: Hercilia, Sônia Maria, Ana Cristina, Henrique Ribamar e Marivaldo Lima, quando a enfermeira desce ao bairro normalmente vem acompanha da técnica do módulo.



Esse deslocamente é feito através de uma viatura da Secretaria de Saúde da cidade, que vem deixar a técnica e os medicamentos, em algumas situações essa mesma viatura desloca algum paciênte que precisa de uma atenção maior ou seu estado durante o atendimento precise de uma atenção maior, ou seja, que precise de um atendimento mais urgênte.

Marivaldo Lima

quinta-feira, 11 de março de 2010

VACINAÇÃO DOS BAIRROS DE ABRANGÊNCIA DO MÓDULO 029

Drª Vanessa Aragão, tirando as dúvidas de seus Agentes

Agentes: Ana Cristina, Cleonice , Henrique Júnior e Bernardo Silva, todos Agentes do PACS

Reunião com os Agentes de Saúde do Módulo 029

Com a preocupação de executar as etapas em tempo, a gestora do Módulo 029 Drª Vanessa Aragão, fez nessa quinta-feria (11/03), uma reunião para traçar o calendário vacinal da H1N1, que teve inicio nessa segunda-feira para os profissionais da saúde.

Houve um esclarecimento, onde quem tem prioridade a vacina e como executá-la. Na maioria das áreas já existem uma referência para que sejam feitas as vacinas, pois ela ocorrerá em datas iguais e serão executadas por técnicos de enfermagem. Vendo a prioridade de cada Agente de Saúde, foi traçado um calendário de onde e quando irá acontecer a vacinação.

LOCAIS DE REFERÊNCIAS:

LOCAIS: CRÁS DO BAIRRO PIAUI (ANTIGA CASA DE CONVIVÊNCIA)

IGREJA SÃO BENEDITO, NO BAIRRO SÃO BENEDITO

IGREJA QUADRANGULAR (PRÓXIMO AO ESTÁDIO MÃO SANTA)

CHURRASCARIA O LOURIVAL, NO BAIRRO DE FÁTIMA.


DIA 24 de MARÇO DE 2010
  • Gestantes e crianças de 06 meses a 02 anos de idade, portadores de doenças crônicas
DIA 14 de ABRIL DE 2010
  • Pessoas de 20 anos de idade a 29 anos.
DIA 28 DE ABRIL DE 2010
  • Idosos portadores de doenças crônicas.
DIA 19 de MAIO DE 2010
  • Pessoas de 39 anos de idade a 39 anos.

Marivaldo Lima

terça-feira, 9 de março de 2010

VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA A (H1N1) EM PARNAÍBA

Presença dos enfermeiros no auditório da prefeitura

Tirando as dúvidas sobre a vacinação


Enfermeiros acompanhando os informes técnicos

Dr. Charles Lima e Drª Luciana, explicando as estratégias de vacinação

Foi iniciada nessa semana a Campanha Nacional contra Influenza A (H1N1), e em nossa cidade não é diferente, nessa terça-feira (09/03), foram repassadas todas as informações necessarias para a execução da campanha.

A primeria etapa será feita nos profissionais de saúde e a profissionais que estejam ligado diretamente com pacientes em risco. (vigias de postos de saúde, hospitais, motoristas, maqueiros, além de médicos, enfermeiros, agentes de saúdes, agentes de endemias, ou seja a todo o corpo que lida com a saúde da população diariamente.

Na segunda etapa a vacina será disponibilizada a comunidade em geral, claro que obedecendo ao calendário e a faixa etária dita pelo MS ( Minestério da Saúde). O coordenador da Imunização de nossa cidade, afirmou que é um processo lento mas que tem que obdecer ao calendário, pois no próximo mês haverá a habitual Campanha de Vacinação dos Idosos, que ocorre todos os anos no mês de abril, ou seja, o idoso terá que tomar as duas vacinas, sendo que será aplicada simultanêamente uma em cada deltóide.

Haverá também os grupos de gestantes e crianças com doenças crônica, e a vacinaçao da população de 20 a 39 anos, isso divididos em etapas para evitar o numero da demanda nas Unidades de Saúde.

Calendário da vacinação contra INFLUENZA A (H1N1)


08 Março 2010


· Trabalhadores da rede de atenção a saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia

22 Março a 02 Abril 2010

· Gestantes em qualquer período da gestação.

· Crianças de 06 meses a 02 anos.

· Crianças com doenças crônicas.

05 a 23 de Abril de 2010

· População de 20 a 29 anos.


24 de Abril a 07 de Maio

· Idosos com doenças crônicas.

OBS:

· Acontecerá no mesmo período da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Os idosos serão vacinados contra a influenza sazonal e a pandêmica.

· Aplicar uma em cada deltóide, evitando a ocorrência de possíveis eventos adversos locais.

10 a 21 de Maio

· População de 30 a 39 anos.

terça-feira, 2 de março de 2010

MOMENTO COM A COORDENADORA DOS AGENTES DE SAÚDE

Coordenadora dos Agentes de Saúde, Drª Francisca Civana Meireles

Transferência da coordenação do TACS, de Joarez Fontenele para Teresinha (pretinha), agora a nova coordenadora.

Presença em massa dos Agentes de Saúde

Presença em massa dos Agentes de Saúde

Na manhã dessa terça-feira (02/03), foi feito uma reunião com a coordenação dos Agentes Comunitários de Saúde, a frente a coordenadora Francisca Civana de Abreu Ibiapina Meireles, onde abordou alguns assuntos de interesse de todos.

Foi colocado um ponto chave como pauta dessa reunião, como sempre é citado pela coordenação, sempre existirá uma hierarquia a começar com a enfermeira, pois é a gestora de cada módulo, sendo ela a priemira a ser comunicada sobre qualquer tipo de ocorrência existente na área, coisa que não está sendo obecida, foi citado também mais cuidados ao entregar as produções, pois não estáo sendo entregues no tempo certo, e esse atraso não é bom para ninguém, em algumas situações isso pode acarretar até mesmo no atraso nos salários dos agentes. Então foi colocado mais uma vez essa situação, pois tem agentes que estão entregando suas produções através de emails e isso a coordenação não permite.

Na ocasião se falou também de um cronograma mais rígido em relação as férias, pois estava havendo alguns choques e por causa disso, alguns módulos estavam ficando descoberto, então a preocupação em mapear as férias de cada Unidade de Saúde. Houve um esclarecimento de alguns procedimentos do NASF e CAPS, onde a parceria com as Unidades de Saúde, por muitas vezes não está acontecendo da forma correta, sempre está surgindo dúvidas por conta de algumas Unidades de Saúde, como realmente é o funcionamento e finalidade desses serviços.

A coordenação está marcando reuniões para esses esclarecimentos módulo por módulo, para justamente acabarem com essas dúvidas, também como elaborar estrategias para execução da continuidade do Curso Técnico de Agentes de Saúde. Foram distribuidos as fichas de cadastro para os interessados em fazer um curso superior.

O coordenador do TACS, Teatro dos Agentes Comunitários de Saúde, Juarez Fontenele, apresentou a nova coordenadora do grupo, a acs Teresinha (pretinha), que falou um pouco de sua filosfofia de trabalho e em como somar mais ainda no TACS, pois ela já é integrante do grupo, atuava como atriz. O TACS traz muitas mensagens que são passadas ao público através do teatro, pois os maiores espectadores são as crianças e que levam a sério tudo que é transmitido pelos artistas que também são todos Agentes de Saúde. O grupo é conhecido nacionalmente onde já foi agraciado pelo Ministério da Saúde com ulguns prêmios, com suas apresentações em coferências realizadas em todo o país.

Marivaldo Lima

segunda-feira, 1 de março de 2010

REUNIÃO COM TODOS OS AGENTES DE SAÚDE COM A ASACS

O auditório ficou lotado com a participação em massa dos Agentes de Saúde

Companheiros contribuindo para ajudar na campanha em prol dos Agentes com Problemas

Agente Rosangela responsável pela ajuda ao companheior Júlio César

Muita atenção nos tópicos da reunião

Silvana Lira, falando das dificuldades encontradas nas viagens

Silvana falando em como vai ser as negociações com a SESA, sobre as diárias

Votação no aumento da contribuição para os gastos encontrados nas resoluções de problemas


Aconteceu na manha dessa segunda-feira (01/03), no auditório da prefeitura municipal, uma reunião com todos os Agentes de Saúde de Parnaiba, onde a ASACS mostrou como anda as negociações salariais da categoria.

Pois existem muitas dificuldades para que esse problemas sejam resolvidos, principalmente no que diz respeito a viagens, tudo fica mais dificil pois as associações depende diretamente dos associados, e ainda existem ACS's que ainda não são associados, dificultando ainda mais a arrecardação de receitas para serem empregadas nessas necessidades, viagens, hospedagens, alimentação e outros gastos mais simples.

Mais um vez a ASACS, chamou atenção de alguns Agentes de Saúde que estão brincando em trabalho, ou seja, não estão trabalhado de forma alguma, inclusive alguns desses já estão sendo ouvidos sobre o não cumprimento de suas responsabilidades. No mais, apenas expectativas sobre as negociações com a SESA, Onde estão sendo discutidas a questão das diarias dos ACS's.

Uma boa noticia para quem pretende cursar uma graduação, foi firmado um convênio com a FATEB, Faculdade de Teologia do Brasil, que dára a oportunidade mais fácil de fazer um curso superior, e em horários que não atrapalha em nada o trabalho. E também a SESA, está buscando uma forma de oferecer também através de convênio, uma maneira de fazer uma especialização para os ACS's que já possuem algum curso universitário, que graças a Deus já são muitos.

Houve também um momento fraterno, onde no momento existem dois Agentes de Saúde com dificuldades de Saúde, inclusive com um filho de uma Agente de Saúde do Bairro de Fátima, seu filho encontra-se com Leucemia, mas já foi iniciado o tratamento e no momento ela está com seu filho em Teresina, o outro caso e com o próprio Agente de Saúde do Bairro Piaui, precisamente do Módulo Caic, o companheiro Júlio César está com problemas renais, mas já em tratamento bem adiantado. Então foi feita uma especié de coloboração entre os companheiros que contribuiram com uma quantia em dinheiro.

Marivaldo Lima