quarta-feira, 24 de novembro de 2010

II SEMANA DE SAÚDE: CUIDAR É PRECISO



O colégioÊxito, oferecerá um grande seminário que iniciará na próxima quinta-feira 25 de novembro, Você que é um profissional ou estudante da área da saúde, pois so palestrantes são pessoas ligados ao sistema de saúde estadual e professores da UFPI, então não perca essa oportunidade de aquisição de novos conhecimentos, serão expedidos certificados das atividades vista durante o evento. A diretora do Colégio Êxito, Drª. Vanessa Aragão, está muito satisfeita com a procura e com o trabalho desenvolvido na cidade pelo seu colégio, pois esse evento faz parte das comemorações de 10 anos de existência, onde ja aprovou várias pessoas em diversos concursos realizados em não só em nosso Estado mais em demais localidades vizinhas. Vanessa afirmou que no ano de 2011, o colégio oferecerá outros cursos não só dentro da grade de saúde, mas em outras áreas, ela afirma que será um ano de bons frutos para toda a familia que faz parte Colégio Êxito.

Marivaldo Lima

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

SAÚDE DA CRIANÇA



Ações do Ministério da Saúde tentam reduzir incidência de diarréia, problema que pode até matar, principalmente as crianças pequenas

Em 2005, mais de 28 mil crianças de até 5 anos foram internadas em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) por desidratação causada por diarréia. Nessa circunstância, a perda excessiva de água e de sais minerais pode causar a morte da criança. Para diminuir a incidência de desidratação e diarréia e reforçar os cuidados junto à população, a area técnica do Ministério da Saúde voltada para a atenção à Saúde da Criança lançou uma campanha que reforça a importância do uso do soro oral.

O soro, distribuído gratuitamente nas unidades básicas de saúde, é fundamental para prevenir a desidratação, porque contém os sais minerais que a criança perde quando tem diarréia.

Os pais devem ficar atentos aos sintomas de desidratação e procurar uma unidade de saúde rapidamente, quando perceberem que seu filho apresenta diarréia muito intensa, vômito freqüente, febre e sangue nas fezes. A desidratação pode se manifestar por meio de sinais como olhos fundos, pouca urina e pequena quantidade de lágrima e saliva.

A diarréia tem como causas vírus, bactérias e parasitas. Esses agentes contaminam a água, os alimentos e o solo. A doença aparece, principalmente, nos meses mais quentes e, em geral, afeta as pessoas que vivem em condições sanitárias mais precárias. As regiões Norte e Nordeste apresentam os casos mais graves. O calor deteriora os alimentos com mais rapidez e faz também com que a população consuma maior quantidade de água. A falta de abastecimento regular nas localidades carentes força a comunidade a buscar o líquido em locais inadequados, como córregos e rios, que podem estar poluídos.

A ausência de condições de higiene - como lavar as mãos antes de comer e de preparar os alimentos, antes e depois de lidar com o bebê ou depois de usar o banheiro - também favorece o aparecimento da diarréia, que se manifesta mais intensamente em crianças mais novas e desnutridas.

"Na década de 90, muitas pessoas passaram a usar o soro oral, o que contribuiu para uma redução cada vez maior no número de internações por desidratação. Neste ano, o Ministério da Saúde irá incentivar o uso do soro oral por meio da conscientização de profissionais de saúde e da população", diz a coordenadora da Saúde da Criança, Ana Cecília Sucupira.

O ministério elabora uma programação especial que será transmitida pelo Canal Saúde da Fiocruz. Em março, técnicos participarão de programas de debates, entrevistas e teleconferência para divulgar esses e outros cuidados que pais devem ter para evitar a diarréia e a desidratação.

Rotavírus - Outra medida fundamental tomada pelo governo para diminuir a incidência da diarréia no Brasil foi a introdução da dose contra o rotavírus na carteira de vacinação das crianças. O agente é responsável por cerca de 30% dos casos mais graves de desidratação. Ele causa gastroenterite grave, doença que provoca evacuações e vômitos intensos. Em média, 70 mil crianças com menos de 5 anos são hospitalizadas e cerca de mil morrem, todos os anos, infectadas pelo rotavírus.
"O impacto epidemiológico da vacina será enorme, com a redução de cerca de 42% dos casos de diarréias graves", avalia a coordenadora da Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Ana Cecília Sucupira. Ela afirma que a vacina estará disponível regularmente nos postos de saúde da rede pública e será oferecida rotineiramente. O Ministério da Saúde já providenciou a compra de 8 milhões de doses, ao preço unitário de US$ 7. "O investimento é pequeno, comparado aos enormes benefícios que trará para a população", diz Ana Cecília Sucupira.

Mamadeira - A diarréia é uma infecção autolimitada, ou seja, um organismo adulto e bem nutrido consegue combatê-la sem dificuldades. Entretanto, quando a criança é muito pequena ou desnutrida, o risco de haver desidratação grave é muito maior, o que pode levar à morte, se não houver atendimento adequado e precoce.

Por isso os médicos recomendam que as crianças sejam alimentadas somente no peito, até pelo menos os seis primeiros meses de idade. A prevenção de diarréias é um dos benefícios da amamentação do bebê. "Muitas vezes, a manipulação inadequada das mamadeiras, a permanência prolongada do conteúdo fora da refrigeração e a utilização de água contaminada no preparo do leite industrializado podem causar diarréia nas crianças", explica Ana Cecília Sucupira. Crianças que usam mamadeira têm um risco 20 vezes maior de ter diarréia do que as alimentadas no peito.

Tira dúvidas sobre diarréia e desidratação

O que fazer quando a criança tem diarréia?
É preciso compensar as perdas de líquidos para evitar a desidratação. Por isso, ofereça o peito mais vezes e aumente a oferta de líquidos, como chás, sucos e água. Não suspenda a alimentação. A criança tem de receber a sua dieta habitual. Como a tendência é que a doença diminua o apetite, é importante oferecer alimentos com maior quantidade de líquidos, como sopas, mingaus e frutas. Jamais dê remédios à criança por conta própria, sem consultar o médico. Importante lembrar: soro caseiro não é remédio e deve ser utilizado sempre que necessário.

Quando usar o soro de reidratação oral?
O soro oral é muito importante para evitar a desidratação, principal causa de morte na diarréia. Assim, todas as vezes que a criança evacuar ou vomitar ela deve receber o soro oral, em pequenas quantidades. É importante preparar corretamente o soro oral, de acordo com as instruções no envelope distribuído pelo serviço de saúde.

Como preparar o soro?
Colocar em 1 litro de água tratada todo o pó de 1 envelope de sais de reidratação e mexer bem. Não ponha açúcar nem sal no soro e não ferva o soro depois de pronto. Conservar o soro por apenas 24 horas. Depois disso, jogar fora o que sobrou e preparar novo litro do líquido.

Como saber que a criança está desidratada?
Na desidratação, a criança fica com os olhos fundos, a pele seca, a boca com pouca saliva, pouca lágrima, urina pouco e tem mais sede.

Se a criança tiver desidratação, deve-se procurar um pronto-socorro?
Não há necessidade de procurar o pronto-socorro se a criança estiver com diarréia. Ela pode melhorar apenas com o soro oral. As unidades básicas de saúde estão preparadas para atender os casos de diarréia e de desidratação. A família deve procurar uma unidade básica de saúde (ou hospital), onde já faz acompanhamento, para avaliação da criança quando:

- a diarréia for muito intensa (sete ou oito evacuações em um dia, de consistência líquida);
- a criança vomitar todas as vezes que toma líquidos ou o soro oral;
- há presença de sangue nas fezes;
- a criança tem febre (indica infecção bacteriana);
- se mesmo tomando o soro, a criança continua com sinais de desidratação.

Como faço para vacinar meu filho contra o rotavírus?
A partir de março de 2006, o Ministério da Saúde vai fornecer para as unidades básicas de saúde a vacina contra o rotavírus, um dos principais agentes causadores da diarréia. Essa vacina fará parte do esquema de vacina do bebê, por isso não perca as datas de vacinação que estão na Caderneta de Saúde da Criança. A primeira dose tem de ser administrada antes do sexto mês da criança - pesquisas mostram que o rotavírus atinge mais vítimas a partir dessa idade.

Quais cuidados deve-se ter com a água?
As casas que não recebem água do sistema público, ou seja, utilizam fontes alternativas, como poços ou cisternas, devem ferver a água ou colocar o hipoclorito de sódio a 2,5% (fornecido pelos postos de saúde), antes de consumi-la. Para cada litro de água, põem-se duas gostas de hipoclorito. É preciso esperar 30 minutos, antes de usar a água para beber, cozinhar ou lavar pratos, talheres e copos. Para um balde de 20 litros, utiliza-se uma colher de chá de hipoclorito e deve-se aguardar 30 minutos para poder beber


Fonte: Agência de Saúde

Marivaldo Lima

INFORMAÇÕES SOBRE DIARRÉIA


DIARRÉIA

As principais características da diarréia são o aumento do número de evacuações e a perda de consistência das fezes, que se tornam aguadas.
Uma das piores complicações da diarréia é a desidratação. Adultos são mais resistentes, mas bebês, crianças e idosos desidratam-se com facilidade. Boca seca, lábios rachados, letargia, confusão mental e diminuição da urina são sintomas de desidratação que, além de diminuir as reservas de água do corpo humano constituído por cerca de 75% de água, reduzem os níveis de dois importantes minerais: sódio e potássio.

Causas
1) Toxinas bacterianas como a do estafilococus;
2) Infecções por bactérias como a Salmonella e a Shighella;
3) Infecções virais;
4) Disfunção da motilidade do tubo digestivo;
5) Parasitas intestinais causadores de amebíase e giardíase;
6) Efeitos colaterais de algumas drogas, por exemplo, antibióticos, altas doses de vitamina C e alguns medicamentos para o coração e câncer;
7) Abuso de laxantes;
8) Intolerância a derivados do leite pela incapacidade de digerir lactose (açúcar do leite);
9) Intolerância ao sorbitol, adoçante obtido a partir da glicose.

Tipos de diarréia:
.Diarréia comum: caracteriza-se normalmente por provocar apenas fezes soltas e aguadas. Ocorre mais em crianças. Pode estar associada a uma combinação de estresse, remédios e alimentos. Por exemplo, excesso de gorduras, de cafeína, mudança do tipo de água ingerida ou mesmo ansiedade diante de acontecimentos importantes podem provocar esse tipo de diarréia;

·Diarréia infecciosa ¿ comum em crianças, provoca além dos sintomas da diarréia comum, febre, perda de energia e de apetite. É causada por viroses e bactérias. Se não for convenientemente tratada, pode demorar até uma semana os sintomas desaparecerem;

·Amebíase ¿ pode ocasionar desde leve dor de estômago e flatulência até febre, prisão de ventre, debilidade física e fezes aguadas com manchas de sangue. É causada por um protozoário que invade o sistema gastrintestinal transportado por água ou comida contaminada. Infecção típica dos trópicos, manifesta-se também nos habitantes de regiões de clima temperado;

·Giardíase ¿ causada pela giárdia, um protozoário, seus sintomas variam da simples dor estomacal à diarréia persistente ou à presença de fezes pastosas. Outros sintomas também podem aparecer: desconforto abdominal, eructação (arroto), dor de cabeça e fadiga. A giárdia espalha-se no aparelho digestivo através da ingestão de água e alimentos contaminados. Também pode ser transmitida por relações sexuais ou por excrementos;

·Intolerância à lactose ¿ algumas pessoas não conseguem digerir a lactose, açúcar encontrado no leite e seus derivados, porque não produzem uma enzima chamada lactase. Entre seus sintomas, destacam-se tanto diarréia quanto prisão de ventre, desarranjos estomacais e gases.

Recomendações
·Beba muito líquido, de 2 a 3 litros por dia. Como a água não repõe a perda de sódio e potássio, procure suprir essa necessidade com soro caseiro ou outros líquidos que contenham tais substâncias. Pessoas com pressão alta, diabetes, glaucoma, doenças cardíacas ou com histórico de derrames devem consultar o médico antes de ingerir bebidas que contenha sódio porque correm o risco de elevar a pressão;

·Não deixe de comer. Em geral, pessoas com diarréia associam comida à disfunção gastrintestinal e suspendem toda a alimentação. Tal medida, além de agravar o quadro de desidratação, suspende o fornecimento dos nutrientes necessários para o organismo reagir. Prefira ingerir arroz, caldos de carne magra, bananas, maçãs e torradas. Esses alimentos dão mais consistência às fezes e a banana, especialmente, é rica em potássio;

·Suspenda a ingestão de alimentos com resíduos: saladas, bagaço de frutas e fibras;

·Chás de camomila, erva-doce e hortelã, por exemplo, podem ajudar;

·Evite café, leite, sucos de frutas e álcool que é um desidratante poderoso;

·Evite alimentos muito temperados ou com alto teor de gordura (frituras, alguns cortes de carne, embutidos, etc.) até que as fezes voltem ao normal;

·Não faça uso de adoçantes à base de sorbitol;

·Não se esqueça de lavar bem as mãos várias vezes por dia e, especialmente, antes das refeições ;

·Não deixe de ferver a água de rios, lagos, riachos ou mesmo a de torneiras nos locais em que não seja tratada, se tiver necessidade de bebê-la;

·Não beba refrigerantes ou outra bebida qualquer no próprio vasilhame. Use um copo limpo;

·Faça gelo com água tratada ou fervida;

·Evite consumir leite e derivados, se tiver intolerância à lactose. Lembre-se, porém, de suprir a necessidade de cálcio ingerindo alimentos como salmão, tofu, etc.

Advertência
Diarréia pode ser sintoma inicial de várias doenças sérias: úlcera gastrintestinal, alguns tipos de câncer, AIDS e de patologias que acarretam a má absorção dos nutrientes. Não se descuide e procure assistência médica imediatamente:

·se os sintomas não passarem em um ou dois dias. Crianças e idosos desidratam muito depressa. É preciso estar alerta;

·se houver presença de sangue nas fezes que adquirem coloração preta ou avermelhada;

·se as fezes adquiriram aspecto volumoso e com traços evidentes de gordura indicativos de má absorção;

·se os episódios de diarréia forem repetidos e, principalmente, se eles se alternarem com crises de prisão de ventre (sintomas sugestivos de tumores intesti

Marivaldo Lima

sábado, 13 de novembro de 2010

A INCANSÁVEL EQUIPE DE IMUNIZAÇÃO

Dr. Charles Lima, Drª Dilia Falcão e o motorista do setor Sr. Valdinar da Silva

Mais uma vez as estratégias de vacinação irão ser usadas pela equipe de imunização, pois se aproxima mais uma campanha de vacinação. Durante essa semana precisamente na próxima quinta-feira (17/11), será realizado uma reunião no auditório da Prefeitura Municipal de Parnaíba, com a participação de todos os enfermeiros lotados na dita Secretaria, para tratarem de esquematizar a campanha. Segundo Dr. Charles Lima, essa será a última campanha desse ano, pois durante esse ano de 2010, foram feitas várias campanhas de vacinação: H1N1, (vacina contra a gripe suina), vacinação do idoso (sazonal), vacinação contra póliomielite (pólio), então segundo o coordenador da Imunização, afirmou que durante esse ano o setor foi muito exigido, mas que ocorreu tudo dentro do previsto, pois além dos profissionais lotados no próprio setor, pôde ainda contar outros profissionais dentro da área como: os tecnicos das Unidades Básicas, Agentes de Saúde, alunos dos cursos de enfermagens técnicos e graduados e em especial os motoristas da Secretária de Saúde e entidades convidadas.

Dr. Charles Lima afirmou ainda que sem a ajuda desses grupos de profissionais não teria sido possivel a realização dessas campanhas nesse ano e alcançado os objetivos que era de vacinar no mínimo 85% da população de Parnaíba. O agradecimento é enorme por parte de todos os membros que formam o setor de Imunização.


Marivaldo Lima

SENSIBILIZAÇÃO COM OS AGENTES DE SAÚDE DE PARNAÍBA



De posse de alguns depoimentos colhidos em visitas domiciliares, a coordenadora dos Agentes de Saúde da Cidade de Parnaíba, Drª Civana Araripe, elaborou uma cartilha e apresentou em forma de um mini curso, onde mostrou algumas deficiências dos Agentes Comunitários de Saúde, durante suas visitas domiciliares.

Nessa cartilha busca mostrar a forma mais simples de aboradagem e ao mesmo tempo de aproximção do Agente Comunitário de Saúde, junto de sua comunidade, pois é dai que começa o trabalho do Agente de Saúde, em prestação de serviços de prevenção a sua comunidade.

Com isso a Secretaria Municipal de Saúde, tentará melhorar as atribuições dos Agentes de Saúde, no que diz respeito as visitas. Esse treinamento que acontecerá durante uma semana a cada mês, trará uma grande contribuição, pois ainda existem alguns Agentes que não passaram por um treinamento mais especifico, na realidade é uma foma de melhorar os procedimentos desses profissionais.

Na primeira etapa dessa cartilha, a coordenadora tratou de evidência as visitas e familias, pois foi feito uma exposição de algumas formas mais simples e de um impacto maior, pois apartir do momento que o Agente de Saúde se preocupa com a família de sua comunidade, todas os procedimentos acontecerão de uma maneira mais harmônica para ambas as partes.

A principal preocupação da coordenadora, foi com os vários modelos de famílias existentes hoje em nossa cidade, onde o Agente de Saúde deve agir de uma forma profissional e respetando os direitos de sua comunidade. Trabalhou muito em cima do respeito e profissionalismo, pois são as principais ferramentas a serem usadas diante de todas as situações encontradas em suas visitas diárias em suas comunidades.

Durante o pequeno treinamento, houve troca de experiências, ideias e uma inteiração entre os profissionais, pois estavam presentes Agentes da zona rural e urbana, para que o treinamentos seja dinâmico e trabalhado todos os tipos de comunidades. Para a realização desse mini treinamento e apresentação dessa cartilha, foram usados como material de apoio: data show, computador, sistema de som e no intervalo foi servido um lanche.

Marivaldo Lima

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

REUNIÃO COM O MÓDULO 029

Acs's Sônia Maria, Aparecida e Fernanda

Dona Nazaré Coutinho e Drª Vanessa Aragão

Acs's Antonio José e Ana cristina

Formulário de auto-avaliação

Tirando as dúvidas do formulário

Como de praxe, nessa quarta 910/11), foi realizada mais uma reunião com o pessoal do PACS (Módulo 029), onde a enfermeira Drª Vanessa Aragão, acompanhada de sua técnica Dona Nazaré Coutinho, repassou todo o cronograma de atendimento ao Hiperdia e as produções de todos os seus agentes, que no momento somam 25 profissionais.

Na ocasião, foi aplicado um questionário de auto-avaliação para todos os agentes presentes, onde constavam algumas informações repassadas pelo próprio acs. Pois de acordo e de posse de todas essas informações é que posteriormente será traçado o perfil de cada ACS do Módulo 029. Ficou bem claro que não é nada de mais do que rotina preencher esse formulário, pois de repente o ACS poderia pensar que essas informações seriam usadas posteriormente contra os mesmos. Na realidade servirá para traçar o perfil de cada profissional e em seguida esses formulários serão anexados as suas pastas que estão no poder da coordenadora municipal dos ACS's.

Foi traçado também um esquema para atender o recadastramento da Bolsa Escola de todo o Módulo, onde ficou bem claro que cada titular do Cartão deverá comparecer em horários já definidos munidos dos seguintes documentos:
  • Peso da criança;
  • Altura da criança;
  • Cartão do titular do Bolsa Família;
  • Cartão de vacina de todos as pessoas incluidas no programa;
  • Documentação do titular (RG, CPF, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA).
Horário das datas de atendimento e acs responsável por área:
DIA 17/11 a partir das 8:00 hs (BAIRRO RODOVIÁRIA)
  • Ana Alice;
  • Antonio José;
  • Bernardo;
  • Edvan;
  • Cleonice.
DIA 18/11 a partir das 8:00 hs (BAIRRO RODOVIÁRIA)
  • FRANCISCA ANTONIA;
  • FABÍOLA;
  • FRANCISCO CARDOSO (THESCO);
  • JOSENIAS;
  • SALETE.
DIA 19/11 a partir das 8:00 hs (BAIRRO RODOVIÁRIA/SÃO BENEDITO)
  • MARIA DOS REIS;
  • EMANUEL;
  • MARIA CRISTINA;
  • MIGUEL;
  • ANA CRISTINA.
DIA 22/11 a partir das 8:00 hs (BAIRRO SÃO BENEDITO/NOSSA SENHORA DE FÁTIMA)
  • HENRIQUE JÚNIOR;
  • HERCILIA;
  • MARIVALDO;
  • SÔNIA MARIA;
  • ANTONIA MARIA.
24/11 a partir das 8:00 hs (BAIRRO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA/ESPERANÇA)
  • APARECIDA;
  • CONCEIÇÃO;
  • IVONETE;
  • VÂNIA;
  • FERNANDA.
São esses os dias de atendimento da equipe responsável pelo recadastramento do pessoal do Bolsa Escola.

Finalizando a reunião, ficou marcada para o dia 20/12, a confraternização do Módulo 029, onde cada agente participará da festa que à principio será iniciada com a tradicional brincadeira "amigo oculto ou chocoamigo".

Marivaldo Lima.