quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pessoas que conseguem se recuperar da gripe suína desenvolvem super anticorpos

LONDRES - Pessoas que conseguem se recuperar da gripe suína ganham extraordinária resistência contra o vírus da gripe comum, segundo um estudo do Journal of Experimental Medicine.
Para derrotar o H1N1, o corpo produz anticorpos que podem matar muitos outros tipos de gripe. Os médicos esperam aproveitar esse poder para criar uma vacina universal para proteger o organismo de qualquer tipo de gripe - considerado o cálice sagrado para os pesquisadores. 

De acordo com Patrick Wilson, médico que conduziu o estudo, o vírus da gripe suína que alcançou níveis de pandemia atingindo cerca de 60 milhões de pessoas em 2010 criou uma oportunidade única para os pesquisadores. 

- Este trabalho nos dá confiança de que será possível criar uma vacina universal - diz Sarah Gilbert, especialista em vacinas de gripe da Universidade de Oxford.Os nove pacientes estudados contraíram gripe suína durante a pandemia e desenvolveram um amplo conjunto de anticorpos raramente vistos depois de infecções por gripe. 

Cinco anticorpos isolados pelo time de pesquisadores poderiam combater as gripes da última década, como a gripe espanhola e a H1N1. 

Fonte:Globo.Sáúde
Marivaldo Lima

Exame de sangue poderá detectar a Síndrome de Down no feto

NOVA YORK - Um novo exame de sangue, ainda em fase de testes, poderá substituir os exames invasivos usados atualmente para detectar a Síndrome de Down no feto. Segundo o estudo publicado esta semana no British Medical Journal (BMJ), o teste sanguíneo eliminaria a necessidade da biópsia de vilo corial ou da amniocentese em 99.9% dos casos.
A síndrome acontece quando a pessoa nasce com três cópias do cromossomo 21, em vez de duas. Hoje, além dos testes invasivos, alguns médicos também testam os níveis de proteínas no sangue da mãe e fazem uma ultrassonografia para medir a prega da nuca do bebê, conhecida com translucência nucal. Nestes exames, o risco de um falso positivo é de 5%, ou seja, um em cada vinte bebês são diagnosticados erroneamente. Já a biópsia de vilo corial ou da amniocentese podem aumentar o risco de aborto. Cerca de 1% das mulheres que fazem o teste acaba perdendo o bebê. 

A pesquisa avaliou 753 grávidas de alto risco em Hong Kong, na Inglaterra e na Dinamarca. Em 86 delas, a trissomia foi detectada. Segundo os pesquisadores, o exame de sangue identificou todos os casos corretamente e não houve nenhum falso positivo. Porém, o teste ainda precisa ser feito em larga escala para poder ser aprovado e usado por médicos no mundo inteiro. 

O número de bebês diagnosticados com a síndrome tem aumentado drasticamente nos últimos anos. O principal motivo, segundo os pesquisadores do BMJ, é o aumento de grávidas com mais de 35 anos. 

Fonte: Globo.Saúde
Marivaldo Lima

MAIS FOTOS DA FESTA

 Ivonete e Cia

 As coincidências da vida

 Uma dupla pesada, seu Jose e Genivaldo

 
 Mais familiares de Agentes

 Familiarese convidados

 Antonia e Jesus com seus convidados

 Hellô e convidados
Fotos: Marivaldo Lima

MAIS FOTOS DA FESTA









terça-feira, 11 de janeiro de 2011

MAIS FOTOS DA FESTA








Fotos: Marivaldo Lima

Vacina para câncer da mama é testada com sucesso em ratos


Os pesquisadores planejam agora fazer testes da droga em humanos.Eles avisam, no entanto, que pode levar alguns anos até que uma vacina esteja disponível para o público.
O imunologista que chefiou a pesquisa, Vincent Tuohy, do Cleveland Clinic Learner Research Institute, disse que a vacina age em uma proteína encontrada na maioria dos tumores da mama.

"Acreditamos que esta vacina será usada um dia para prevenir o câncer da mama em mulheres adultas da mesma forma como vacinas vêm impedindo muitas doenças da infância", disse Tuohy.

"Se (a vacina) funcionar em humanos da mesma forma como em ratos, vai ser monumental. Poderíamos eliminar o câncer da mama".
Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Nature Medicine.

Desafio
No estudo, ratos com grande probabilidade genética de desenvolver câncer da mama foram vacinados.A metade recebeu vacinas contendo a droga a-lactalbumina, a outra metade foi vacinada com uma droga que não continha a substância.Nenhum dos animais vacinados com a-lactalbumina desenvolveu o câncer da mama. Todos os outros ratos apresentaram a doença.

Os Estados Unidos aprovaram duas vacinas para a prevenção do câncer, uma contra o câncer do colo do útero e outra contra o câncer do fígado.Entretanto, essas vacinas atuam em vírus - o vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) e o vírus da hepatite B (HBV) - e não na formação do câncer.

Câncer é um crescimento desordenado de células do corpo. Por isso, ao contrário de um vírus, não é reconhecido pelo organismo como um invasor ou um corpo estranho.Isso dificulta a criação de uma vacina preventiva. Vacinar o corpo contra o crescimento excessivo de células significa vacinar o paciente contra seu próprio organismo, provocando a destruição de tecidos saudáveis.

Futuro
Caitlin Palframan, representante da entidade beneficente Breakthrough Breast Cancer, disse que o estudo pode ter implicações importantes na prevenção contra o câncer da mama no futuro."Entretanto, o estudo está em fase inicial e nós aguardamos com interesse os resultados de experimentos em grande escala para verificar se essa vacina seria segura e efetiva em humanos", acrescentou.

Ela disse que há medidas que mulheres podem adotar para reduzir os riscos do câncer da mama, entre elas, diminuir o consumo do álcool, manter um peso saudável e fazer exercícios regulares.

Fonte: G1
Marivaldo Lima

Jovem sente mais necessidade de autoestima que de sexo, diz estudo

Os jovens anseiam mais por incentivos à sua autoestima que por sexo ou dinheiro, revelou um estudo. Pesquisadores da Universidade Estadual do Ohio e do Laboratório Nacional Brookhaven, de Upton, Nova York, descobriram que estudantes universitários valorizam coisas como receber elogios ou sair-se bem em uma prova mais que atividades prazerosas como sexo, receber um salário, encontrar-se com um amigo ou comer sua comida favorita.
Brad Bushman, professor de comunicações e psicologia na Universidade Estadual do Ohio, disse que a descoberta deve lançar um alerta sobre o papel da autoestima na sociedade.

"Não seria correto dizer que os participantes do estudo são dependentes da autoestima", disse Bushman, que comandou a equipe responsável pela pesquisa. "Mas estavam mais perto de serem dependentes de autoestima do que de qualquer outra atividade que estudamos."

Bushman disse que os resultados deixaram ele e sua equipe chocados. "Escolhemos propositalmente coisas que pensamos que os universitários adoram. A maioria dos participantes tinha por volta de 19 anos. Os universitários adoram beber e adoram sexo. Eles são pobres; gostam muito de dinheiro e de receber um salário."

Mas, de acordo com o estudo, as experiências que reforçaram a autoestima dos estudantes foram consideradas melhores que todas as outras recompensas. Bushman disse que os resultados do estudo, publicados online pelo Journal of Personality, sugerem que muitos jovens talvez sejam demasiado focados em reforçar sua autoestima.

"Acho que as pessoas estão procurando uma solução fácil para problemas complexos", explicou. "Enxergamos a autoestima como algo que pode curar todos os males sociais, desde a gravidez na adolescência até a violência. As pessoas acham que, se as pessoas se sentirem bem em relação a elas mesmas, essas coisas não acontecerão."

Os estudantes atribuíram escores às atividades com base em quanto gostam delas e quanto as desejavam. Os resultados mostraram que eles gostam de atividades prazerosas mais do que as desejam, o que é saudável, segundo Bushman. Mas a diferença entre gostar de autoestima e desejá-la foi a menor.

"A distinção entre gostar e desejar ocupa um lugar importante em pesquisas sobre dependência", disse Scott Moeller, do Laboratório Nacional Brookhaven e coautor do estudo. "Mas pensamos que ela também tem grande potencial para ser útil para outras áreas da psicologia."Bushman acrescentou que a linha que separa autoestima de narcisismo é tênue. Autoestima exagerada se converte em narcisismo.

Fonte:G1
Marivaldo Lima

Governo federal estuda mudar remédio para hepatite C

Grupos de portadores de hepatite C vão entrar nesta semana com uma representação no Ministério Público Federal contra o Ministério da Saúde. O objetivo é obrigar a pasta a manter, na rede pública, o fornecimento de dois tipos de interferon peguilado - principal droga usada no tratamento da doença

O SUS oferece atualmente o Interferon Alfa 2a - comercialmente conhecido como Pegasys e fabricado pela Roche - e o Interferon Alfa 2b - chamado Peg-Intron, da Merck Sharp & Dohme. O ministério estuda realizar uma licitação para comprar a droga de apenas um fabricante, a um custo mais baixo.

Embora tenham o mesmo princípio ativo, os dois medicamentos são metabolizados de forma diferente pelo organismo. "Existem pacientes que não respondem a uma droga e se curam com a outra. Portanto, é preciso manter as duas", afirma Francisco Martucci, do grupo C Tem Que Saber C Tem Que Curar.

Procurado pela reportagem, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde informou que as duas fórmulas continuarão disponíveis. "Uma das formulações abastecerá a necessidade nacional, enquanto a outra será adquirida especificamente para completar o tratamento dos pacientes em uso, evitando interrupções, e para atendimento de situações especiais", diz a nota do departamento. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Fonte: G1
Marivaldo Lima

SP fará cirurgia de remoção de útero em pacientes transexuais


Homens transexuais terão direito a cirurgias gratuitas de remoção de útero na rede pública do estado de São Paulo a partir do final deste mês. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o serviço será oferecido a pacientes atendidos no Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids (CRT), na capital paulista.

Os pacientes selecionados no CRT serão encaminhados para o Hospital Estadual Pérola Byington para avaliação e realização da histerectomia (retirada do útero). Os transexuais terão atendimento personalizado, com quartos individuais e equipe treinada para lidar com as demandas específicas desta população. Segundo a secretaria, já há no ambulatório do CRT cinco transexuais que serão encaminhados ao Pérola Byington para avaliação.

A secretaria também deverá encaminhar os homens transexuais para cirurgia de retirada de mama. O hospital de referência na capital será definido nos próximos meses.Em setembro de 2010, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou uma nova resolução sobre a assistência a transexuais no Brasil. Desde então, o CFM passou a considerar que os procedimentos de retiradas de mamas, ovários e útero no caso de homens transexuais deixam de ser experimentais e podem ser feitas em qualquer hospital publico e/ou privado que sigam as recomendações do Conselho. O tratamento de neofaloplastia (construção do pênis) ainda não foi liberado e permanece em caráter experimental.

Fonte: G1
Marivaldo Lima

SP fará cirurgia de remoção de útero em pacientes transexuais


Homens transexuais terão direito a cirurgias gratuitas de remoção de útero na rede pública do estado de São Paulo a partir do final deste mês. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o serviço será oferecido a pacientes atendidos no Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids (CRT), na capital paulista.

Os pacientes selecionados no CRT serão encaminhados para o Hospital Estadual Pérola Byington para avaliação e realização da histerectomia (retirada do útero). Os transexuais terão atendimento personalizado, com quartos individuais e equipe treinada para lidar com as demandas específicas desta população. Segundo a secretaria, já há no ambulatório do CRT cinco transexuais que serão encaminhados ao Pérola Byington para avaliação.

A secretaria também deverá encaminhar os homens transexuais para cirurgia de retirada de mama. O hospital de referência na capital será definido nos próximos meses.Em setembro de 2010, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou uma nova resolução sobre a assistência a transexuais no Brasil. Desde então, o CFM passou a considerar que os procedimentos de retiradas de mamas, ovários e útero no caso de homens transexuais deixam de ser experimentais e podem ser feitas em qualquer hospital publico e/ou privado que sigam as recomendações do Conselho. O tratamento de neofaloplastia (construção do pênis) ainda não foi liberado e permanece em caráter experimental.

Fonte: G1
Marivaldo Lima

Sobe o número de estados com alto risco de epidemia de dengue


image Imagem: Web

O Piauí está nessa lista.

Subiu de 10 para 16 o número de estados com alto risco de epidemia de dengue. Na lista aparecem o Rio de Janeiro e boa parte dos estados do Norte e dos Nordeste.
Hoje, em Brasília, sete ministros, inclusive o da saúde, Alexandre Padilha, se reuniram para discutir estratégias de combate à doença.
Parnaíba foi monitorada pelo ministério, mas não apresenta risco elevado de infestação. Já Teresina será acompanhada com cuidado.
Fonte: G1
Marivaldo Lima 

Cuba anuncia vacina contra Câncer de Pulmão

image


Cuba registrou a primeira vacina terapêutica contra o câncer de pulmão avançado no mundo. De acordo com jornal oficial Trabajadores, que fez o anúncio nesta segunda-feira (10), mais de mil pacientes já estão em tratamento com a vacina nomeada CimaVax EGF.

A responsável pelo projeto, Gisela González, do Centro de Imunologia Molecular (CIM) de Havana, explicou que a vacina oferece a possibilidade de transformar o câncer avançado em uma "doença crônica controlável".

Gisela explica que a CimaVax EGF é o resultado de mais de 15 anos de pesquisa direcionada ao tumor e não provoca efeitos adversos severos.- A vacina é baseada em uma proteína que todos temos e que está relacionada com os processos de proliferação celular. Quando há câncer, [essa proteína] está descontrolada.

Gisela explicou que, como o organismo tolera "aquilo que é seu" e reage contra "o estranho", foi preciso elaborar uma vacina que produzisse anticorpos contra essa proteína, que já é própria do organismo.

A vacina é aplicada no momento em que o paciente conclui a terapia com radioterapia e quimioterapia. Ela ajuda a controlar o crescimento do tumor sem causar toxicidade, explica a pesquisadora.

Além disso, a vacina pode ser utilizada como um tratamento "crônico que aumenta as expectativas e a qualidade de vida do paciente". A pesquisadora declarou que, após alcançar seu registro em Cuba, atualmente o CimaVax EGF "progride" em outros países. Os médicos agora esperam poder utilizar a vacina para tratar outros tumores, como os de próstata, útero e mamas.

Fonte: R7
Marivaldo LIma

domingo, 9 de janeiro de 2011

CONFRATERNIZAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE , DA CIDADE DE PARNAÍBA

Agentes do Bairro São José e Mendonça Clark


Manoel Freitas e Tarcísio, encarregado da boa música de nossa cidade


Neste último sábado (08/01), aconteceu no Centro Recreativo do Sesi do Portinho, a confraternização dos Agentes de Saúde de Parnaíba, festa essa orgnaizada pela ASAC's (Associação dos Agentes comunitariaos de Saúde de Parnaíba), que tem como atual presidente a senhora Maria de Lourdes, onde foi ofertado um almoço, regado a música ao vivo. Houve também distribuição de prêmios,através de sorteios. Na oportunidade, muitos ACS deixaram de comparecer ao evento, mas mesmo assim tudo ocorreu com naturalidade e normalidade, foi anunciado também na oportunidade peloo vice-prefeito Florentino Neto, a nova equipe que formará a Secretraria de Saúde Municipal, mostrando que as mudanças sempre tem que acontecer e que o trabalho irá seguir o mesmo curso da equipe anterior, pois muitos dos membros apenas foram remanejados de funções.

A alegria ficou estampada em todos que compareceram, muitos ACS's trouxeram seus familiares que ficarm muito contentes com o ambiente agradáve, ficando a músical conduzida pelos artistas Manoel Freitas e Tarcísio, e uma bela visão do local que valia a pena apreciar. A única ressalva realmente é a falta de alguns colegas que não prestigiaram a festa, mas esperamos que nesse ano de 2011, tudo possa ocorrer de uma outra forma e que na próxima oportunidade a classe realmente esteja unida e com toda família reunida.

Afesta também marcou a despedida da Coordenadora dos ACS's, Drª Civana Araripe, que ocupará um novo cargo dentro da nova equipe de Saúde da cidade.


Fotos: Marivaldo Lima
Marivaldo Lima