sábado, 23 de abril de 2011

Especialistas devem estar atentos para sintomas da dengue em crianças

 
 
Febre, dores no corpo e indisposição podem ser confundidos com gripe e outras viroses. Pediatras devem considerar a dengue ao atenderem crianças com esses sintomas, especialmente em áreas com transmissão da doença
 
A dificuldade de expressar o que está sentindo é um perigo a mais para crianças infectadas pelos sorotipos da dengue. Os sintomas clássicos da doença – febre, dores no corpo, indisposição e apatia – podem ser facilmente confundidos com outras viroses que costumam acometer as crianças. Por isso, o Ministério da Saúde tem orientado os profissionais de saúde, especialmente os pediatras, a ficarem atentos e sempre considerar fortemente a dengue como um dos diagnósticos possíveis. A observação vale, especialmente, para os municípios onde há alta transmissão ou epidemia da doença.
 
“É importante que qualquer profissional de saúde, especialmente o pediatra, nessa época do ano e em estados onde há transmissão da dengue, coloque a dengue como um dos diagnósticos a serem investigados caso a criança apresente um quadro febril”, observa o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Para ele, é inadmissível que um pediatra não desconfie de dengue frente a uma criança com febre, dores no corpo, prostração e, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo, em cidades onde esteja ocorrendo transmissão da doença.
 
“Não é preciso esperar surgirem todos os sintomas. Ao primeiro sinal, especialmente em área de transmissão intensa, esse diagnóstico deve ser considerado ou o profissional de saúde pode perder a oportunidade de detectar precocemente um caso de dengue”, alerta Jarbas Barbosa. “Ainda é importante lembrar a necessidade de introduzir a hidratação nos casos indicados, o que pode evitar a evolução para situações graves e que se transformem em risco para a vida da criança”.
 
SINAIS DE ALARME – A recomendação de Jarbas Barbosa também vale para pais e responsáveis. “Se a família percebe que a criança apresenta um quadro de vômitos continuados e de dor abdominal persistente, tem que ser levada urgentemente ao serviço de saúde, porque ela pode estar fazendo uma forma grave de dengue que pode evoluir, em poucas horas, até para o óbito”, destaca o secretário de Vigilância em Saúde.
 
Ele observa que a dengue pode ser ainda mais perigosa nos bebês, pois a evolução do quadro é súbita. Neste caso, os pais devem ficar alerta aos choros persistentes e à irritabilidade. “Diante dos sintomas iniciais ou dos sinais de alarme, é preciso desconfiar que a criança está com dengue,  procurar uma unidade de saúde e já introduzir a hidratação”, reforça.
 
TREINAMENTO – Antes do início do período de alta transmissão da dengue, o Ministério da Saúde realizou um amplo treinamento para que os médicos, enfermeiros e as equipes de saúde pudessem diagnosticar corretamente a dengue e identificar, precocemente, os casos graves. Eles receberam também orientações sobre a Classificação de Risco adotada pelo Ministério, com as quatro fases da doença e os procedimentos a serem adotados para tratar os pacientes, de forma a evitar as mortes.
 
Essas orientações também estão em cartazes distribuídos às Secretarias de Saúde dos estados com alto risco de enfrentar epidemias de dengue (páginas 17 a 33, no link http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/diretrizes_epidemias_dengue_11_02_10.pdf). Coube às Secretarias Estaduais encaminhar o material às unidades de saúde públicas e privadas de estados e municípios. O mesmo ocorreu com cartões de acompanhamento dos pacientes, a fim de que os atendentes tivessem acesso à evolução do quadro clínico e, assim, reconhecessem os sinais de agravamento, tomando medidas urgentes para evitar casos graves e óbitos. ). Coube às Secretarias Estaduais encaminhar o material às unidades de saúde públicas e privadas de estados e municípios. O mesmo ocorreu com cartões de acompanhamento dos pacientes, a fim de que os atendentes tivessem acesso à evolução do quadro clínico e, assim, reconhecessem os sinais de agravamento, tomando medidas urgentes para evitar casos graves e óbitos. 
 
Fonte: Portal da Saúde
Marivaldo Lima

Saúde lança mês de vacinação dos povos indígenas

 Vacinação dos índios brasileiros
 
Começa no próximo sábado (23) e segue até 22 de maio o Programa Nacional de Vacinação Indígena (PNII). Com o tema "Vacine sua família, proteja sua comunidade", o objetivo é alcançar os indígenas que moram em aldeias e em áreas de difícil acesso. Serão oferecidas mais de 227 mil doses contra diversas doenças, como paralisia infantil, difteria, tétano, coqueluche e gripe. Neste ano, a abertura oficial será na próxima segunda-feira (25) na Aldeia Feijoal, em Atalaia do Norte (AM).

Para a ação, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) selecionou 25 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) para a realização de uma mega operação, que contará com o envolvimento direto de 2.889 profissionais de saúde. A logística dessa vacinação é diferenciada, levando em consideração as especificidades dessa população e dificuldades pela distância a serem percorridas até as aldeias, seja por carro, barco, helicóptero, ou avião monomotor, por das ares de difícil acesso geográfico. A ação abrange 175 etnias e 1.286 aldeias espalhadas por nove estados. Serão investidos mais de R$ 5 milhões entre aquisição de insumos e imunobiológicos, logística e transporte.

A multivacinação será oferecida para toda a população indígena aldeada (91.735 mil pessoas) dos 25 DSEIs. O foco será nos grupos mais vulneráveis: crianças menores de cinco anos, mulheres em idade fértil e idosos. De acordo com o secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves, a vacinação terá início simultâneo em todos os Distritos e será executada pelas equipes multidisciplinares de saúde indígena. Cada equipe será constituída, no mínimo, por um motorista ou piloto, uma enfermeira, dois auxiliares de enfermagem e por Agentes Indígenas de Saúde, que moram nas aldeias. “O nosso desafio é alcançar populações que vivem de forma dispersa e em aldeias de difícil acesso, locais onde a maioria da população tem dificuldades de acesso aos serviços de saúde”, destacou.

LOCAIS DE VACINAÇÃO:


DSEI
UF
DSEI
UF
Yanomami
RR
Alto Rio Negro
AM
Leste de Roraima
Alto Rio Solimões
Kaiapó-PA
PA
Manaus
Guamá-Tocantins
Médio Rio Purus
Altamira
Vale do Rio Javari
Rio Tapajós
Médio Rio Solimões e Afluentes
Alto Purus
AC
Parintins
Alto Juruá
Kaiapó-MT
MT
Amapá e Norte do Pará
AP
Cuiabá
Porto Velho
RO
Xavante
Vilhena
Xingu
Tocantins
TO
Araguaia
Maranhão
MA
 

SEMANA DE VACINAÇÃO NAS AMÉRICAS: A ação é um esforço dos países da América Latina e do Caribe para fortalecer o Programa Ampliado de Imunização na Região, sob a coordenação da Organização Pan-Americana de Saúde. Em sua nova edição, já vacinou mais de 323 milhões de pessoas em 12 países.

Fonte: Portal da Saúde
Marivaldo Lima

Piauí prepara lançamento da campanha 2011 de vacinação contra febre aftosa


image

Será lançada dia 1° de maio no Piauí a primeira etapa da campanha 2011 de vacinação contra a febre aftosa. A doença que afeta os rebanhos bovino e bubalino, quando identificada sua circulação, gera restrições para exportação.
Na próxima segunda, dia 25, técnicos do Ministério da Agricultura irão ao Piauí para avaliar o trabalho que está sendo realizado e orientar a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapi) para a preparação da campanha. O lançamento oficial da campanha contra acontecerá dia 4 de maio, em uma fazenda de criação na Cacimba Velha, em Teresina, onde estará presente o governador Wilson Martins.
Nos últimos quatro anos, o Piauí tem conseguido atingir índices de mais de 90% de vacinação no rebanho bovino, que hoje supera o número de 1,7 milhão de cabeças de gado em todo o Estado. Segundo a Adapi, o objetivo neste ano é ampliar esse patamar, consolidando o Piauí como zona livre da febre aftosa.

Fonte: Canal Rural/Portalcostanorte.com
Marivaldo Lima

segunda-feira, 18 de abril de 2011

AGENTES EM AÇÃO NO COLÉGIO RAQUEL MAGALHÃES














Aconteceu na última sexta-feira (15/04), um encontro no Colégio Raquel Magalhães. Encontro esse que se preocupa com os hipertensos e diabéticos daquela área. A equipe da UBS Osvaldo Cruz, promoveu uma mini festa, que contou com a participação de toda a equipe da citada UBS (Unidade Básica de Saúde), pois a preocupação do momento era verificação dos pacientes com hipertensão e diabétes. 

A ação consite em verificar a PA (pressão arterial) do paciente em seguida passar por uma consulta de enfermagem, a mesma coisa com o diabético, onde é verificado a glicemia de todos os pacientes portadores dessa deficiência.

A enfermeira Drª Dilia Falcão, estava presente no evento juntamente com toda sua equipe.                   A participação dos agentes de saúde é muito importante, pois eles mobilizam essas pessoas para passarem por essa triagem. Durante  a consulta é feito várias palestras envolvendo todos os pacientes, pois é nessas oportunidades que eles podem tirar certas dúvidas pendentes em seus tratamentos.

No final do evento, acontece sempre o tradicional lanche. feito com frutas naturais e outras guloseimas indicadas pela nutricionista da equipe. Durante o acontecimento compareceram alguns membros que fazem a Secretaria Municipal de Saúde para prestigiar esse belo trabalho.

Marivaldo Lima

sexta-feira, 15 de abril de 2011

NOVOSO GESTORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Com uma secretaria de saúde totalmente reformulada em todos os sentidos, alguns profissionais merecem um destaque em especial, haja visto a forma de gestão, a cidade foi dividida em quatro distritos, onde cada um desses distritos tem um supervisor e um gerente, além disso foram selecionados outros profissionais empenhados no funcionamento desse novo projeto.

Algum retorno já pode ser visto, como a preocupação em manter certas unidades em pleno funcionamento, mais médicos a disposição das comunidades, um melhor atendimento na parte odontológico, enfim ainda é muito cedo para tantas conquistas mas sabemos que a batalha é árdua e constante.

Drº Herlon Guimarães e Drª Leydiana Torres

Na foto acima estão duas pessoas inseridas no processo de mudanças da atual gestão: Drª Leydiana Costa Torres, Coordenadora da Atenção Básica e  uma figura já bastante carimbada na Secretaria de Saúde, Drº Herlon Clístenes Lima Guimarães, enfermeiro que já atuou em diversas áreas dentro do Sistema Único de Saúde de nossa cidade. Na ocasião eles acompanhavam uma apresentação do grupo TACS (teatro dos agentes comunitários de saúde), onde anteriormente houve uma caminhada em ritmo de mutirão feio na comunidade do Bairro Alto Santa Maria (mód 022).

Marivaldo Lima

Dr

NOVA ENFERMEIRA DO MÓDULO 029, JÁ ESTÁ EM ATIVIDADE

Dona Nazaré (téc), Dona Conceição (acs), Drª Poliane e Antonia Maria (acs)

 Drª Poliane Lago
Membros da equipe do módulo 029


Nomeada há pouco tempo, a nova enfermeira do módulo 029 (pacs), Drª Poliane Lago, já está em plena atividade. Com mais de um mês exercendo o cargo, ela ja teve oportunidade de aplicar palestras, acompanhar hipertensos e diabéticos e a distribuição de medicamentos para esses pacientes  em sua área de atuação.

No momento a tarefa a ser executada pela enfermeira é a vacinação em massa que acontecerá nos próximos dias, onde a preocupação é vacinar idosos com 60 anos de idade ou mais. Sendo que nesse primeiro instante serão beneficiados crinaças apartir de 06 meses a 02 anos de idade, gestantes e profissionais de saúde.

A principio existe a preocupação de organizar todos os números desse público alvo, onde será feito um repasse desses números pelos seus agentes de saúde de seu módulo.
Marivaldo Lima.

MORTE DE CRIANÇAS, CAUSA PREOCUPAÇÃO A POPULAÇÃO DE PARNAIBA



Uma noticia muito triste e preocupante está deixando a população de Parnaíba preocupada, trata-se de um fato ocorrido nos últimos dias.  A  principio um caso a parte de um garoto com sintomas de pneumonia, mesmo assim foi medicado e tendo até ficado em observação, contudo veio a óbito. Sendo que no segundo caso a coisa não foi simples assim, com os mesmo sintomas a criança, que por acaso era irmã do primeiro, isso mesmo as crianças eram irmãos. 

Então a familia resolveu agir diferente, levando a criança para a capital onde ficou internada em um hospital local, mesmo assim veio a óbito. Segundo informações do próprio hospital a criança foi vitima de uma bacteria ainda não identificada, motivo esse que fez a coordenação da instituição isolar os apartamentos próximo de onde a criança ficou internada.

O que chama atenção e ao mesmo tempo motivo de dor, é que as crianças eram irmãos e filhos únicos do casal, os familiares encontram-se em estado de choque devido aos acontecimentos, pois necessitam de uma resposta ou mesmo uma notificação pelo fato ocorrido com suas crianças.

A situação requer uma rápida investigação e uma resposta a ser dada pela Secretaria Estadual de Saúde, junto com a Secretaria Municipal, onde precisa-se fazer um rastreamento para poder determinar qual realmente a causa morte dessas crianças.

Marivaldo Lima

sexta-feira, 8 de abril de 2011

VACINAÇÃO DO IDOSO EM PARNAIBA DESTA VEZ BENEFICIARÁ CRIANÇAS E GESTANTES

 
 
A Campanha de Vacinação Contra Gripe do Idoso acontecerá entre os dias 25 de abril e 13 de maio, e ainda no dia 30 desse mês, sábado, será realizado do o dia “D” da campanha. Nessa edição, além das pessoas com mais de 60 anos, também serão beneficiadas gestantes e crianças de 6 meses a dois anos.

Em 2010 em Tupã foram vacinados 83,73% da meta de idosos com mais de 60 anos em Tupã, o que representa 9.290 idosos. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que a cobertura atinja os 80%.

A gripe é uma doença contagiosa, causada pelo vírus influenza, que se transmite de pessoa a pessoa através das vias respiratórias. Geralmente provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar geral.

Os indivíduos fragilizados, principalmente os idosos, têm sério risco de ser hospitalizados e até de morrer pela gripe e por suas complicações. A vacina diminui muito o risco de contrair gripe. Em pessoas saudáveis a eficácia da vacina chega a 90%.

Os resfriados que são causados por outros vírus não são prevenidos por essa vacina. Algumas pessoas podem contrair gripe mesmo sendo vacinadas, porque já estavam contaminadas anteriormente, e a vacina precisaria de um tempo, em média duas semanas, para ter uma resposta satisfatória e impedir que o indivíduo tenha gripe. Porém, quando isso acontece, os sintomas são mais fracos, parecidos como os de um resfriado.

Todos os homens e mulheres com 60 anos ou mais de idade, mesmo aqueles que são cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, os que têm insuficiência renal e hepática, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou outro estado associado à baixa imunidade, devem tomar a vacina contra a gripe no posto de vacinação.

Em nossa cidade o dia D ocorrerá como em todo o território nacional dia 30/04. Onde todas as UBS (Unidade Básica de Saúde), funcionaram das 08:00 às 17:00 hs, juntamente com alguns postos extra de vacinação,  a coordenação da Imunização de Parnaiba fará uma reunião nessa próxima semana, para iniciar a vacinação em nossa cidade. Pois é necessario que haja uma antecipação da vacina, para que no dia "D", não seja como nos anos anteriores. Pois no dia nacional sempre existe um acumulo de pessoas para serem vacinadas.

A vacinação esse ano trouxe uma diferença, onde irão vacinar as crianças de 06 meses a dois anos, é bom que todos os pais levem o cartão da criança, assim como a gestante terá que mostrar o cartão do acompanhamento do pré-natal.
 
Marivaldo Lima

quinta-feira, 7 de abril de 2011

3ª SEMANA DE SÁUDE NA CIDADE DE PARNAIBA





























Mas uma vez a Secretaria de Saúde de Parnaiba realizou um evento que mostra a sociedade parnaibana o quanto é importante a prestação de serviços de saúde para a comunidade. Juntamente com auxilio de escolas que lidam com cursos afins , o evento ganha dimensões enormes onde, cada um contribui da melhor maneira possivel.

As entidades como os grupos: do Pronto Socorro Municipal, Samu, Crás, e algumas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), participaram, claro e alguns alunos dos cursos técnicos  e graduandos em enfermagem. Os serviços oferecidos são os mais diversos: verificação de pressão arterial, verificação da glicemia de pessoas portadores de diabetes, orientações repassadas pela nutricionista, palestras com odontólogos, enfim são vários os serviços oferecidos para os usuários que ali estiveram.

Essa atitude é muito importante, pois mostra as atividades feitas na UBS de nossa cidade, e que ainda não são reconhecidas pela sociedade, onde vivemos uma politica de olhar a vida dos outros, a mesma coisa acontece com nossos politicos, quem faz parte do sistema bate palmas e quem não faz joga pedra. Então era muito bom que a midia em si mostrasse como essas UBS funcionam e o que oferecem para as comunidades e não ficar somente criticando. Se ainda não funcionam por completo, mas tenho certeza que buscam oferecer o melhor no momento, mas nos últimos meses estamos sentindo uma pequena mudanças nesses atendimentos, pois a coisa está começando a mudar, ou seja, os primeiros passos já estão sendo alcançados, (quero dizer dados).

São esse eventos que mostram a realidade do trabalhador municipal de saúde, onde ele pode mostrar para a sociedade sua atribuições e obrigações para com ela, onde o corpo todo de saúde é envolvido e motivado a trabalhar em prol da saúde de toda a comunidade parnaibana.
Marivaldo Lima

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Palestra orienta profissionais da saúde para combater a dengue em Parnaíba


 Palestra no Hotel Civíco

 Crianças de escolas municipais na caminhada contra a dengue, contraste com a disposição da foto acima

Mobilização dos alunos em cuidados contra a dengue

Na manhã de quinta-feira (31), profissionais da saúde de Parnaíba, participaram de uma oficina de reciclagem no auditório do hotel cívico.
Quem ministrou a palestra foi a medica infectologista Maria das Dores Rodrigues, ela é diretora do hospital Natan Portela de Teresina, e veio a convite da prefeitura de Parnaíba, o foco principal da oficina é orientar os profissionais da saúde médicos e enfermeiros, durante o encontro Maria falou de casos da doença no dia-a-dia e como lhe dar para resolver esses tais problemas.

A oficina contou também com a participação do prefeito de Parnaíba José Hamilton, que adiantou uma novidade para a campanha de combate a dengue desse ano “ existem casos onde o foco de dengue está dentro de casa, para isso os agentes estarão acompanhados por um gari que vai orientar a limpeza das casas ” disse o prefeito.

O clinico geral Klécius Mota, destaca que encontros como esses são muito importante, mas acrescenta que a melhor maneira de combater a doença é prevenindo.  

Uma coisa chama a atenção, é que na realidade quem deveria passar por esses treinamentos ou oficinas, seriam os Agentes de Saúde juntamente com os Agentes Ambientais, pois são esses profissionais que lidam diariamente com as comunidades e não certos enfermeiros que até hoje não conhecem a realidades de sua atuação de trabalho.

Mas quando é uma formalidade com a participação de profissionais de outros estados ou mesmo de nossa capital, esses estão a disposição da Secretaria de Saúde do municipio, engraçado como são as coisas, e mais outra observação, ao invés de está gastando dinheiro com estrutura para e a realização de certos eventos como esses, a secretaria de saúde deveria está aplicando essa receita em outras necessidades em prol das campanhas de prevenção contra a dengue em nossa cidade.

Observamos em uma carreata composta por alunos da rede municipal, Agentes de Saúde, Agentes Ambientais e comunidade em geral, que os alunos distribuiam pequenos lembretes elaborados em folhas de papel e de autoria dos mesmo.

Ora meus amigos, ai a necessidade de uma boa campanha ser movida pelo menos com informativos bem elaborados e de boa qualidade, e não das folhas de cadernos dessas crianças. Autoridades? Olhem bem o que vocês fazem pela nossa cidade.

Marivaldo Lima