quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Amamentação é essencial para saúde da mãe e do bebê

Há muitos benefícios à saúde da criança assegurados pelo aleitamento materno. Quanto mais tempo o bebê se alimenta de leite materno, menor será o risco de desenvolver alergias alimentares, asma, rinite ou eczema de pele. A amamentação também favorece a boa formação do sistema nervoso e estimula a inteligência da criança, já que o leite materno é o alimento mais completo e equilibrado que existe para o bebê, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os seis meses de idade. Além disso, o leite materno é rico em substâncias que tornam o bebê mais resistente a infecções por vírus e bactérias e a amamentação provoca menos cólicas nos bebês, pois o leite é mais bem absorvido e tolerado pelo organismo da criança. O leite materno é rico em ferro, evitando que o bebê desenvolva anemia.

A mãe também é beneficiada com o aleitamento. O ato de amamentar cria vínculo com o filho, que favorece o desenvolvimento de crianças mais tranquilas, com maior autoestima e mais ajustadas socialmente. Amamentar ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. Com isso, também evita o sangramento excessivo e, consequentemente, evita que a mãe sofra de anemia. Amamentar protege contra o câncer de mama e de ovário, além de proporcionar sensações de bem-estar, de realização, e também ajuda a emagrecer, pois consome de 500 a 700 calorias por dia.

Na realidade o incentivo do Agente Comunitário de Saúde as mães amamentarem nada mais é, do que a lida do nosso dia à dia, pois nada melhor como já foi citado acima, faz com que o amor entre duas pessoas (mãe e filho), se eternize para sempre com esse simples ato de amor, por isso alertamos a todos os nossos companheiros, vamos sempre orientar essas mães, principalmente as de primeira viagem, qual a importância do letie maternos para seus filhos.

Marivaldo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário