quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

OS AGENTES DE SAÚDE DE PARNAIBA FAZEM CURSO DE CAPACITAÇÃO NO CUIDADO DO IDOSO

Alunas do Curso de Capacitação no Cuidado do Idoso, Juraci, Dona Zélia, Antonieta, Antonia Paulino, Dona Bia e Dona graça.

Antonieta e Dona Bia

Dona Graça e Dona Bia

Antonieta fazendo charme

Alunos da Turma de capacitação no Cuidado do Idoso

Portaria 1395/GM – POLÍTICA DE SAÚDE DO IDOSO

Portaria n.º 1.395/GM Em 10 de dezembro de 1999.

O Ministro de Estado da Saúde, no uso de suas atribuições, e considerando a necessidade de o setor saúde dispor de uma política devidamente expressa relacionada à saúde do idoso; a conclusão do processo de elaboração da referida política, que envolveu consultas a diferentes segmentos direta e indiretamente envolvidos com o tema; e a aprovação da proposta da política mencionada pela Comissão Intergestores Tripartite e pelo Conselho Nacional de Saúde, resolve:

Art. 1º Aprovar a Política Nacional de Saúde do Idoso, cuja íntegra consta do anexo desta Portaria e dela é parte integrante.

Art. 2º Determinar que os órgãos e entidades do Ministério da Saúde, cujas ações se relacionem com o tema objeto da Política ora aprovada, promovam a elaboração ou a readequação de seus planos, programas, projetos e atividades na conformidade das diretrizes e responsabilidades nela estabelecidas.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Aqui em Parnaíba ja começaram as aulas desse Curso de capacitação no cuidado dos Idosos, é realiza na Escola Técnica CEEP, onde funcinou o PREMMEM, as aulas tem início todas sextas e sábados, sendo o horário integral das 08:00 hs ás 17:00hs.

Os instrutores são profissionais da Rede Pública de Saúde de nossa cidade, onde a maioria são gestores de Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Conversamos com alunos de uma dessas turmas, onde elogiaram a inciativa do SUS, em promover essa capacitação, pois alguns dos atuais ACS's, tem o curso de Técnico de Enfermagem, e que essa nova oportunidade de aprendizado só veio enriquecer ainda mais seus conhecimentos.


Marivaldo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário