terça-feira, 28 de setembro de 2010

Agentes de saúde se tornam especialistas em meio ambiente


Cerca de 40 agentes comunitários de saúde de Viana estão sendo treinados para se tornarem também agentes ambientais. Uma parceria do Sindicato Rural de Viana, Federação da Agricultura e Pecuária do ES (Faes), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES), Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Saúde de Viana, Iema e Cesan resultou no projeto de educação ambiental que visa conscientizar a população e contribuir para a melhoria do meio ambiente.

Os agentes vão atuar orientando os produtores rurais na criação de hortas orgânicas com a finalidade de utilizar tecnologias limpas e sustentáveis e melhorar a saúde alimentar.

O programa tem carga horária de 120 horas/aula. Durante esse período, os participantes terão que elaborar e executar um projeto junto às suas comunidades com a proposta de soluções a problemas ambientais. Além disso, vão aprender sobre legislação, educação ambiental, agricultura orgânica, jardinagem, paisagismo, resíduos sólidos, saneamento e recursos hídricos.

O treinamento teve início em julho e a previsão é que a turma se forme até dezembro. Essa é a primeira vez em que agentes de saúde se formarão especialistas ambientais. Mas a ação faz parte de um trabalho contínuo das entidades parceiras para a recuperação do meio ambiente. No ano passado, moradores da cidade participaram do mesmo treinamento e elaboraram projetos de recuperação do meio ambiente nas comunidades locais.

Mais informações: Faes – (27) 3185-9200


Fonte: Portal da Saúde

Marivaldo Lima

Um comentário: