quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O que são DST

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.

Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.

Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da aids, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. A aids e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez, o parto. E, no caso da aids, também na amamentação.

O tratamento das DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e ao tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

Fonte: portal da saúde

Marivaldo Lima

5 comentários:

  1. Excelente texto, parabens.Na nossa cidade ja foram trabalhada várias oficinas sobre DST,essas oficinas aconteciam nas escolas com os adolescentes como também em outros locais envolvendo toda a comunidade. Não foi fácil trabalhar com os temas havia sempre uma certa resistencia principalmente por parte dos pais na hora em que os profissionais de saúde entregavam as camisinhas aos adolescentes.

    ResponderExcluir
  2. Oi a minha duvida e curiosidade é a seguinte como saber se ja eu ja tive alguma dst..bjos.

    ResponderExcluir
  3. muito interessante a materia me tirou muitas duvidas. seria bom que todas as pessoas se preocupassem com sua saúde e de seus parceiros.parabens marivaldo passei ser seguidora do seu blog muito legal por sinal muito sucesso pra voce bjus.

    ResponderExcluir
  4. é um assunto legal de comentar quem não gosta muito são os pais esses deveriam ser os primeiros a passar essas informações para os filhos, más como disse a nossa amiga, os pais ainda oferecem muita resistencia quando se trata de sexo.

    ResponderExcluir
  5. Claúdia, você só poderá tirar suas dúvidas, mediantes leituras de exames solicitados pelo seu médico(a), pois só depois desses resultados, todas as suas dúvidas seram esclarecidas. Obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir