Há muitos anos não se via uma preocupação tão grande contra a Dengue,.Ainda lembro da primeira manifestação desse porte em nossa cidade, na época o então secretário de saúde Dr. Antonio Tomaz, fez uma espécie de mutirão, onde envolvia: agentes de saúde, enfermeiros, alunos de saúde em geral, carros de coleta de lixo, materiais para recolhimento de lixo, onde toda a comunidade já tinha sido notificada e treinada a colocar o lixo doméstico em frente a casa, pois o pessoal da coleta iria fazer o recolhimento desse material.
Isso sem contar com a geral que os agentes e os alunos fariam nos quintais para confirmar a limpeza, essa atitude foi o marco para muitas outras que aconteceram no país. Hoje vemos a mesma preocupação e os fatos nos levam a mais do que isso, nos levam a fazer essa fiscalização diariamente em nossas casas, quintais e até mesmo em terrenos desabitados.
Quem marcou presença mais uma vez foi a turma do TACS, auxiliando nos informes de saúde, fez a festa da criançada, onde apresentou uma peça relacionada ao combate à Dengue, trazendo a realidade absoluta e perigosa do momento e apresentando de uma forma prazerosa e chamativa, pois mobilizou um dos principais veículos de comunicação, as crianças, fazendo assim muitos multiplicadores para abraçarem a causa, mais uma vez um show de apresentação, mesmo com as improvisações o espetáculo aconteceu e com muito sucesso.
Esperamos que com esses movimentos nossa cidade fique pelo menos mais distante dessa praga que se espalha a toda hora em nossos lares, fazendo de vítimas todas as famílias, que em muitos casos levam nossos entes queridos até mesmo à morte. Viva a saúde e que possamos vencer mais essa batalha. E parabéns a todas as redes sociais que se preocupam com o melhor para nós parnaibanos.
Marivaldo Lima
Oi Marivaldo, adooooooooooorei sua matéria, muito bom mesmo parabens.
ResponderExcluirEste trabalho de controle da dengue é de grande valia e a interação dos ACS e as escolas mais ainda, essas crianças poderão tá levando informações aos adultos que na maioria das vezes ignoram este fato tão importante de prevenção a dengue.
Sucesso meu querido belissima atividade, dar até vontade de participar...