terça-feira, 22 de novembro de 2011

Homens são mais propensos para a diabete


Pesquisadores afirmam ter descoberto por que os homens podem ser mais propensos que mulheres a desenvolver diabetes tipo 2 - são biologicamente mais suscetíveis.Os homens precisam de ganhar menos peso do que as mulheres a desenvolver a condição, as conclusões do estudo sugerem.

A equipe da Universidade de Glasgow descobriu que os homens desenvolveram a doença com menor Índice de Massa Corporal (IMC) do que mulheres. Eles acreditam que a distribuição da gordura corporal é importante - os homens tendem a armazená-lo no fígado e em volta da cintura.

Mulheres, entretanto, têm maiores quantidades de "seguro", gordura subcutânea armazenada nas coxas e quadris, por exemplo. Esta mulher significa necessidade de acumular mais gordura do que os homens em geral para desenvolver os depósitos de gordura prejudiciais relacionados com diabetes, explicam os pesquisadores na revista Diabetologia.

Gordura corporal

Diabetes tipo 2 é causada por excesso de açúcar no sangue que ocorre quando a capacidade do corpo de regular os níveis de açúcar em vários órgãos diferentes torna-se perturbado. A condição é ligada a excesso de gordura em alguns destes órgãos como o fígado e nos músculos.

Professor Naveed Sattar, do Instituto de Cirurgia Cardiovascular e Ciências Médicas, que liderou a pesquisa, disse: "Pesquisas anteriores indicaram que homens de meia idade estão em maior risco de desenvolver diabetes do que mulheres e uma possível explicação é que os homens têm a ganhar menos peso do que as mulheres a desenvolver a condição.

"Em outras palavras, os homens parecem estar em maior risco de diabetes."

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de 51.920 homens e 43.137 mulheres na Escócia, com diabetes, levando em consideração o peso corporal e obesidade utilizando o IMC de medição com base na altura e peso.

Os resultados mostraram que as mulheres desenvolveram diabetes em um IMC mais pesado do que os homens - a média do IMC no diagnóstico de diabetes nos homens foi 31,83, mas 33,69 em mulheres.

Os pesquisadores dizem que isso ajuda a explicar porque os homens têm taxas mais altas de diabetes em muitas partes do mundo.

Dr Victoria King, chefe de pesquisa da organização britânica Diabetes UK, disse: "É preocupante que os homens desenvolvem o diabetes tipo 2 em uma taxa mais elevada do que suas contrapartes femininas. Pesquisas como essa vai nos ajudar a compreender as razões por que e proporcionar um maior conhecimento sobre o que podemos fazer. Para melhorar a prevenção de diabetes tipo 2."

"Diabetes UK está convocando homens e mulheres para reduzir suas chances de desenvolver diabetes tipo 2 por perder o excesso de peso, uma dieta saudável, equilibrada e tomando a atividade física regular."

Fonte: Portaldasaáude.com 
Marivaldo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário