sábado, 18 de setembro de 2010

DESUNIÃO DOS AGENTES DE SAÚDE DE PARNAÍBA


Aparentemente parece uma coisa simples, mas não é. Na realidade hoje o que está acontecendo com os Agentes Comunitários de Saúde de Parnaíba é uma verdadeira divisão de opiniões, onde ninguém sabe mais em acreditar ou apostar, nesses últimos dias está ocorrendo e correndo na cidade uma serié de boatos que não se pode afirmar sua veracidade, em primeiro lugar não está havendo uma comunicação verdadeira e exata, onde a cada instante se escuta versões diferentes. Mais o que me chamou mais atenção foi uma nota postada no Blog do Pessoa, sobre uma suposta prestação de contas da ASACS (associação dos Agentes Comunitários de Saúde), onde tive o cuidado de ler e transpor para este blog. A minha intenção não só é de tentar colocar nas cabeças de alguns Agentes de Saúde, que está acontecendo algo de errado entre nós. Eis a minha preocpação maior, hoje não estamos tendo uma orientação ou uma luz para nos guiar, na realidade realmente está tendo uma separação que na minha opinião irá nos trazer muitos danos futuros, pelo menos já esta causando tal coisa, vejamos então: Hoje não existe uma inteiração entre ASACS e TACS (Teatro dos Agentes Comunitários de Saúde), pois desde de uma festa comemotativa de 15 anos do grupo, festa essa acompanhada e comentada por este blog, que criou-se um mau estar entre os Agentes de Saúde de Parnaíba.

Houve uma especie de boicote de ambas as partes na realização desse evento, os do contra e os da situação, resumindo o evento aconteceu mas não na proporção esperada, desde então está acontecendo fatos estranhos e que de uma forma ou outra está envolvendo todo o grupo de ACS's. Nesse meio tempo, já se ouve comentários de envolvimento politicos de alguns dentro do grupo, pois é na realidade um grande contigente (316 ou coisa parecida), e nesse momento a coisa parece que fugiu do controle de todos.

Quando falo de preocpação me refiro ao ponto de vista da população de nossa cidade, que ja conhece o trabalho dos Agentes de Saúde e confiam na seriedade e compromisso de nós bravos profissionais, mas diante dos últimos acontecimentos na midia local, de acusações feitas e comentários fortes, de revolta, de desconfiança, de desrespeito, de insatisfação, sinto me prejudicado pelo fato de ser Agente de Saúde, pois zelo muito pelo meu serviço e fico triste com esses tipos de comentários, isso serve na realidade para manchar a credibilidade que temos diante de nossa comunidade.

Espero que alguém que também tenha a mesma preocupação que estou tendo nesse momento, que se manifeste, coloque sua opinião pois é muito importante para procurarmos entender e chegar a uma solução mas rápida e que seja satisfatória para a resolução desse grande problema que estamos atravessando nesse momento.


Marivaldo Lima

4 comentários:

  1. Tenho acompanhado a caminhada dos agentes de saúde de Parnaiba e do Grupo TACS ao longo dos anos, e me sinto triste em dizer , que essa DESUNIÃO acima referida,nada mais é quem uma grande GUERRA DE EGOS de quem pode mais, como produtor cultural , admiro muito o trabalho do TACS, vejo neles um trabalho maravilhoso de colaboração com os agentes de saúde,mas também vejo que tudo ia bem entre TACS E ASACS até ninguém falar em dinheiro,mas na medida que o dinheiro entrou em cena a amizade e o respeito deram lugar a desarmonia e a troca de farpas, isso é ruim,porque para a população parnaibana,o AGENTE DE SAÚDE ainda é uma categoria que tem crédito,diferente de outras,acho também que esse negócio de agentes apoiarem politicos A ou B, pode trazer sérias consequências para a categoria, porque se alguém estiver sendo benefiado agora,ou já foi, não pode ficar pulando de galho em galho,deve ser agradecido,porque esta é uma das categorias que recebe melhor salário no Piauí, e as vezes nem correspondem ao quem ganham,só não vou citar mas aqui mesmo no meu bairro existem agentes que nem sequer aparecem na área de sua função.Acho que o melhor mesmo é a UNIÃO porque se por acaso o Programa AGENTES DE SAÚDE vier a acabar aqui em Parnaiba,como ficarão centenas de pais de famílias,pois já houveram casos de municipios que acabaram o programa e só que perdeu foi a POPULAÇÃO, portanto amigos da ASACS cuidem bem do TACS ele é um grande patrimônio dos Parnaibanos e não só de vocês.Ai tudo dará CERTO e a PAZ VOLTÁRÁ.

    ResponderExcluir
  2. Sou filha de uma agente comunitária de saúde,conheço de perto o serviço. vejo o quanto minha mãe tem orgulho do que faz,pelos os reconhecimentos que a classe tem, o valor que a comunidade aprendeu a dar.Mas me entristeze quanto vejo alguém falando mal,e mais mal me faz quando vejo,matérias como a do 180 graus.Sem falar nos coméntarios,poxa!Sempre ouvi falar que é o municipio que mais dar valor a classe.E hoje vejo essa situação,e amanhã.

    ResponderExcluir
  3. fico muito triste por nossa categoria ta se rachando ao meio mas vamos ver se ainda ha como refazer a uniao eu tenho 10 anosde acs e ainda não tinha visto tanto disse e me disse!

    ResponderExcluir
  4. Trabalho como agente comunitária de saúde, há algum tempo já, que acompanho pela net o trabalho brilhante prestado pelos ACS de Parnaíba.Não deixem que contratempos do momento,influem de maneira negativa no trabalho que voces realizam com maestria.

    ResponderExcluir