sexta-feira, 24 de setembro de 2010

AGENTE DE SAÚDE PESSANDO SUAS CRIANÇAS




Agente de Saúde pesando crianças de 0 a 02 anos de idade

Como de praxe, todos os meses cada um de nós temos que apresentar a nossa enfermeira supervisora a produção mensal, onde ela vem constatar todas as nossas atividades realizadas durante o mês em exercício.

Uma das atividades mais prazerosas é quando se vai fazer o acompanhamento do peso da criança, atividade que é atribuida ao Agente de Saúde. Esse acompanhamento tem por obrigação uma atenção maior por parte do ACS, que cuida sem interrompição o desenvolvimento das crianças de 0 a 02 anos de idade, onde se verifica o peso, vacinas e uma das principais preocupação que é a alimentação, pelo menos nos seis primeiros meses a criança tem que ser alimentada simplesmente com o leite materno, onde essa criança virá receber todos os tipos de nutrientes suficientes para sua existência, sem contar com o laço maternal que fica mais acentuada quando a mãe tem como base de amor ao seu filho a doação do leite materno.

O peso é feito com o auxilío de uma balança portátil, acompanhada de uma sacola que abraça a criança, fica mais ou menos como um balanço de parque de diversão. A criança fica presa e com isso a precisão no aferimento de seu peso. Uma situação muito engraçada, pois existem crianças que gostam realmente, mas a maioria tem um pouco de medo e consequentemente começa um choro interminável.

O mais engraçado que com o passar do tempo, essa mesma criança que chorava anteriormente é o nosso principal aliado para ajudar no peso de seus irmãos, são os primeiros a falarem para não chorarem, pois é muito bom brincar de balanço. Assim essa é mais uma atividade de muitas exercidas pelos Agentes de Saúde. O cuidado com os filhos de nossas comunidades.

Marivaldo Lima

Um comentário:

  1. lendo e relendo essa matéria não posso deixar de sentir saudade de uma fase da minha vida. Època em que meus filhos eram ainda crianças. Recebíamos a visita do agente mensalmente,sentia-me prestigiada com a presença dela na minha casa, más meus filhos não gostavam da idéia,temiam a presença dela por causa do peso que ela fazia nessas visitas, A balança era muito parecida com essa,a diferença que não era um balanço, más uma cueca muito engraçada,a agente de saúde levava uma eternidade para amarrá-la numa corda pendurar no telhado, e meus filhos assistiam aquilo tudo assustados. Bastavam eles veem a agente de saúde de longe que começavam a chorar, como vc diz na matéria Marivaldo, aquele choro interminável.Obrigado por me fazer lembrar essa fase linda da minha vida.

    ResponderExcluir