terça-feira, 21 de dezembro de 2010

COMO ANDA A SAÚDE NO BRASIL

    A população brasileira está vivendo mais. São os indicadores de esperança de vida ao nascer e de taxa de mortalidade infantil que confirmam esse progresso. De um modo geral, esses índices permitem avaliar as condições de vida e o estado de saúde de um país. Confira os gráficos:

    O aumento da expectativa de vida do brasileiro é resultado da melhoria das condições de vida - saneamento básico, assistência médica, por exemplo - e da redução da taxa de mortalidade infantil, conforme mostra o gráfico ao lado.

    Alguns dos fatores que estão contribuindo para a queda da mortalidade infantil no país são as melhorias nas áreas de saneamento básico, a preocupação com a educação das mães, a expansão das vacinas, o desenvolvimento e implantação de programas de nutrição, programas de assistência às gestantes e mães, de aleitamento, entre outros.

    O atendimento à saúde no Brasil é feito por entidades públicas e privadas. A maior parte da população utiliza o Sistema Único de Saúde - SUS, que é gerenciado pelo Ministério da Saúde e complementado por serviços privados contratados pelo governo. A rede privada é constituída por planos e convênios de saúde.

    Confira algumas estatísticas que mostram um pouco mais sobre a realidade da saúde no Brasil:


    Fonte: IBGE/Ministério da Saúde

    Marivaldo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário