sexta-feira, 1 de abril de 2011

Palestra orienta profissionais da saúde para combater a dengue em Parnaíba


 Palestra no Hotel Civíco

 Crianças de escolas municipais na caminhada contra a dengue, contraste com a disposição da foto acima

Mobilização dos alunos em cuidados contra a dengue

Na manhã de quinta-feira (31), profissionais da saúde de Parnaíba, participaram de uma oficina de reciclagem no auditório do hotel cívico.
Quem ministrou a palestra foi a medica infectologista Maria das Dores Rodrigues, ela é diretora do hospital Natan Portela de Teresina, e veio a convite da prefeitura de Parnaíba, o foco principal da oficina é orientar os profissionais da saúde médicos e enfermeiros, durante o encontro Maria falou de casos da doença no dia-a-dia e como lhe dar para resolver esses tais problemas.

A oficina contou também com a participação do prefeito de Parnaíba José Hamilton, que adiantou uma novidade para a campanha de combate a dengue desse ano “ existem casos onde o foco de dengue está dentro de casa, para isso os agentes estarão acompanhados por um gari que vai orientar a limpeza das casas ” disse o prefeito.

O clinico geral Klécius Mota, destaca que encontros como esses são muito importante, mas acrescenta que a melhor maneira de combater a doença é prevenindo.  

Uma coisa chama a atenção, é que na realidade quem deveria passar por esses treinamentos ou oficinas, seriam os Agentes de Saúde juntamente com os Agentes Ambientais, pois são esses profissionais que lidam diariamente com as comunidades e não certos enfermeiros que até hoje não conhecem a realidades de sua atuação de trabalho.

Mas quando é uma formalidade com a participação de profissionais de outros estados ou mesmo de nossa capital, esses estão a disposição da Secretaria de Saúde do municipio, engraçado como são as coisas, e mais outra observação, ao invés de está gastando dinheiro com estrutura para e a realização de certos eventos como esses, a secretaria de saúde deveria está aplicando essa receita em outras necessidades em prol das campanhas de prevenção contra a dengue em nossa cidade.

Observamos em uma carreata composta por alunos da rede municipal, Agentes de Saúde, Agentes Ambientais e comunidade em geral, que os alunos distribuiam pequenos lembretes elaborados em folhas de papel e de autoria dos mesmo.

Ora meus amigos, ai a necessidade de uma boa campanha ser movida pelo menos com informativos bem elaborados e de boa qualidade, e não das folhas de cadernos dessas crianças. Autoridades? Olhem bem o que vocês fazem pela nossa cidade.

Marivaldo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário