segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Na Semana da Amamentação, tire 8 dúvidas sobre o tema

Leite materno: a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida fornece os nutrientes necessários para proteger o bebê a alimentá-lo

Leite materno: a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida fornece os nutrientes necessários para proteger o bebê a alimentá-lo (Thinkstock)
A amamentação é um dos primeiros contatos afetivos entre a mãe e o bebê. No leite materno, a criança encontra os nutrientes necessários para protegê-la contra infecções e formar seu sistema de defesa contra diversos tipos de doenças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, é recomendável que o bebê seja alimentado exclusivamente com o leite da mãe durante os seis primeiros meses de vida. “O órgão indica, ainda, que a mãe amamente a criança até que ela tenha dois anos e meio”, diz Ana Paula Hosoda, enfermeira do ambulatório de Amamentação do Hospital Santa Catarina.

A partir desta segunda-feira, celebra-se a Semana Mundial da Amamentação. Pelos próximos sete dias, países em todo o mundo vão reforçar o alerta para a importância do aleitamento materno. Dados do Ministério da Saúde de 2008 apontam que o tempo médio de amamentação no Brasil vem crescendo – passou de 296 dias, em 1999, para 342 dias (cerca de 11 meses), em 2008. Segundo a pasta, o aleitamento materno é capaz de diminuir em 13% o número de mortes em crianças menores de 5 anos.

Mas o ato de amamentar pode vir acompanhado de diversas dúvidas e receios por parte da mãe. Segundo Márcia Regina da Silva, do Hospital e Maternidade São Luiz, esse é um período de intenso aprendizado onde erros e acertos são normais. “Muitas mulheres acreditam que esse é um processo simples, trivial. Ai, quando as dificuldades começam a aparecer, ela se culpam por estar fazendo algo errado”, diz.

Qual a posição correta em que o bebê deve ficar?


É fundamental que a cabeça, o tronco e o quadril da criança estejam alinhados. A barriga do bebê deve sempre estar voltada para o corpo da mãe e a cabeça, um pouco mais alta do que os pés. "Se o pescoço estiver torto ou virado, o bebê pode engasgar, porque não consegue engolir direito", explica Mônica Pessoto, da Unicamp. A boca da criança deve ainda estar bem aberta, com o lábio inferior virado para baixo e o queixo encostado no peito da mãe.

Fonte: Veja.com
Marivaldo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário