segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Novo exame pode salvar vidas de bebês com cardiopatias

Cardiopatia congênita: problema é visto em cerca de 21.000 recém-nascidos por ano no Brasil

Cardiopatia congênita: problema é visto em cerca de 21.000 recém-nascidos por ano no Brasil (Thinkstock)
Um teste rápido e barato pode salvar a vida de recém-nascidos com defeitos cardíacos congênitos. O exame, que mensura os níveis de oxigênio circulando pelos vasos sanguíneos do bebê, se mostrou mais preciso que os demais testes utilizados atualmente. É o que mostra uma pesquisa publicada no periódico médico The Lancet.

Os defeitos cardíacos congênitos são más-formações na estrutura ou nas válvulas dos corações. Alguns desses problemas afetam o volume de sangue que circula no órgão, enquanto outros chegam a comprometer o ritmo cardíaco. No Brasil, estima-se que todos os anos 21.000 bebês nasçam com algum tipo de cardiopatia congênita – desses, 6% morrem antes de completar um ano e outros 62% ficam sem atendimento médico.

Pesquisa – Dos 20.055 bebês analisados para o estudo, 53 tinham algum dos principais problemas congênitos críticos (24 casos eram críticos). A oximetria de pulso, como foi chamado o exame, conseguiu detectar 75% dos casos críticos e demorou apenas cinco minutos para ficar pronta. Quando o novo exame é combinado aos métodos já usados, a eficiência na descoberta dos problemas sobe para 92%.

Segundo os pesquisadores, o exame consegue identificar casos de cardiopatias congênitas críticas que não são detectados com a ultrassonografia durante o pré-natal. “A oximetria de pulso é um teste seguro e viável que agrega valor aos rastreamentos já existentes”, dizem.

Fonte: Veja.com
Marivaldo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário