sexta-feira, 8 de abril de 2011

VACINAÇÃO DO IDOSO EM PARNAIBA DESTA VEZ BENEFICIARÁ CRIANÇAS E GESTANTES

 
 
A Campanha de Vacinação Contra Gripe do Idoso acontecerá entre os dias 25 de abril e 13 de maio, e ainda no dia 30 desse mês, sábado, será realizado do o dia “D” da campanha. Nessa edição, além das pessoas com mais de 60 anos, também serão beneficiadas gestantes e crianças de 6 meses a dois anos.

Em 2010 em Tupã foram vacinados 83,73% da meta de idosos com mais de 60 anos em Tupã, o que representa 9.290 idosos. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que a cobertura atinja os 80%.

A gripe é uma doença contagiosa, causada pelo vírus influenza, que se transmite de pessoa a pessoa através das vias respiratórias. Geralmente provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar geral.

Os indivíduos fragilizados, principalmente os idosos, têm sério risco de ser hospitalizados e até de morrer pela gripe e por suas complicações. A vacina diminui muito o risco de contrair gripe. Em pessoas saudáveis a eficácia da vacina chega a 90%.

Os resfriados que são causados por outros vírus não são prevenidos por essa vacina. Algumas pessoas podem contrair gripe mesmo sendo vacinadas, porque já estavam contaminadas anteriormente, e a vacina precisaria de um tempo, em média duas semanas, para ter uma resposta satisfatória e impedir que o indivíduo tenha gripe. Porém, quando isso acontece, os sintomas são mais fracos, parecidos como os de um resfriado.

Todos os homens e mulheres com 60 anos ou mais de idade, mesmo aqueles que são cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, os que têm insuficiência renal e hepática, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou outro estado associado à baixa imunidade, devem tomar a vacina contra a gripe no posto de vacinação.

Em nossa cidade o dia D ocorrerá como em todo o território nacional dia 30/04. Onde todas as UBS (Unidade Básica de Saúde), funcionaram das 08:00 às 17:00 hs, juntamente com alguns postos extra de vacinação,  a coordenação da Imunização de Parnaiba fará uma reunião nessa próxima semana, para iniciar a vacinação em nossa cidade. Pois é necessario que haja uma antecipação da vacina, para que no dia "D", não seja como nos anos anteriores. Pois no dia nacional sempre existe um acumulo de pessoas para serem vacinadas.

A vacinação esse ano trouxe uma diferença, onde irão vacinar as crianças de 06 meses a dois anos, é bom que todos os pais levem o cartão da criança, assim como a gestante terá que mostrar o cartão do acompanhamento do pré-natal.
 
Marivaldo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário